MISSAL
Índice ovos do mosquito de Aedes aegypti aumenta em relação aos últimos meses
Texto por Assessoria . Fotos por divulgação . 17 de setembro de 2025 . 17:22
Entre os dias 01 e 12 de setembro foram instaladas 110 armadilhas ovitrampas em toda a extensão do município de missal. Nestes locais são realizados os levantamentos de índices, em dois ciclos com intervalo de 5 dias, considerando um raio de 200 metros entre elas.
Foram 10 paletas positivas Ovitrampas no primeiro ciclo e 12 paletas positivas Ovitrampas no segundo, e retirados 451 ovos de Aedes aegypti do meio ambiente.
A partir dos levantamentos os indicadores entomológicos índice de densidade de ovos (IDO) somaram 20,5% e o índice de positividade das ovitrampas (IPO) com 10% se comparar ao mês de agosto com 296 ovos de Aedes aegypti, sendo assim houve um aumento de 65% do índice de ovos.
A equipe de endemias está encontrando criadouros de mosquitos (larvas) diariamente. “Pedimos para a população que continuem a colaboração no combate ao mosquito Aedes para manter os índices baixos”, orienta a coordenadora de Endemias de Missal, Bárbara Schneiders. Desde o início do ano Missal registrou 20 casos de dengue.
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu da Unimed de Medianeira, dia 20 de agosto, kits de monitoramento por meio das armadilhas ovitrampas. A iniciativa envolve 12 cidades e tem como objetivo fortalecer o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
As Ovitrampas são ferramentas práticas, de baixo custo e grande eficácia, utilizadas para monitorar a presença do vetor e auxiliar nas ações estratégicas de prevenção e controle das arboviroses.

Comentários