Cidades

ITAIPULÂNDIA

Mais de 1.400 pessoas devem atualizar o CadÚnico para receber o auxílio municipal

Quem já atualizou este ano, não precisa ir de novo

A Secretaria de Ação Social informa que mais de 1.400 pessoas precisam atualizar o Cadastro Único para ter direito ao Programa Supera Itaipulândia, que destina auxílio emergencial mensal de R$ 445,00 por família, durante seis meses.

Moradores que participam de algum programa Governo Federal como Carteirinha do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), Identidade Jovem, ou Bolsa Família, devem realizar a atualização até 31 de julho. 

É obrigatório estar com a inscrição atualizada no ano de 2020 para ter direito ao auxílio do município. Quem já atualizou este ano, não precisa ir novamente. 

Para atualizar o CadÚnico é necessário comparecer até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) portando os seguintes documentos: 

– Certidão de Nascimento (para crianças);

– Comprovante de matrícula escolar (novos cadastros);

– Carteira de Identidade;

– Carteira de Trabalho;

– CPF;

– Título de Eleitor;

– Comprovante de residência; 

É obrigatório levar os documentos de todos os integrantes da família que moram na mesma casa. O CRAS atende de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. São disponibilizadas 30 senhas por período. O prazo para se cadastrar ou atualizar é até 31 de julho. 

O que é o Cad Único?

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, o CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. 

Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias, como o Programa Supera Itaipulândia. 

Devem estar cadastradas as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total. 

Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados.

Comentários