Cidades

baixa

Missal tem estimativa de 40% de perdas com a safra devido à estiagem

Colheita da soja foi iniciada e o milho está sendo colhido para silagem

De acordo com relatório emitido no último sábado, 21 de janeiro, pela Lar Cooperativa Agroindustrial ao Deral (Departamento de Economia Rural), há uma estimativa de 40% de perdas com a safra no municipio de Missal, isso em decorrência da severa estiagem, principalmente no período de 20 de novembro até 02 de janeiro.

O relatório aponta chuvas de 0 a 140 mm na semana. Quanto ao milho, está na fase de enchimento de grãos e os produtores estão cortando para fazer silagem. Já em relação a soja, os números apontam que 2% foi colhido, ou seja, está no início da colheita, 20% está na fase da maturação e 68% na fase de enchimento de grãos.

A situação das lavouras no momento do envio do relatório, aponta que 40% estão boas com 60 sacas por hectare, 20% médias com estimativa de 35 sacas por hectare e 40% ruins com 15 sacas por hectare. Quanto as lavouras colhidas com produtividades de 12 a 25 sacas por hectare, média de 20.

As informações dos técnicos apontam, portanto, a estimativa de perdas de 40% para o município até o momento. De uma estimativa inicial de 60 sacas por hectare, devem ser colhidas 36 sacas. Neste sábado um novo relatório será emitido. A estiagem atingiu, principalmente, as fases de florescimento, formação de grãos e enchimento de grãos.

Comentários