Cidades

AGRONEGÓCIO

Projetos de fertirrigação crescem no Paraná

Uso de carretel irrigador para a distribuição de chorume aumenta a produtividade da lavoura e traz economia ao produtor rural

O agronegócio segue como um dos motores propulsores da economia paranaense. Durante o ano de 2019, a empresa de equipamentos agropecuários Nutriguaçu deu continuidade ao seu plano de oferecer projetos de irrigação e fertirrigação para a distribuição de dejetos de bovinos e de suínos na lavoura, por meio de carreteis irrigadores.

A tecnologia promove um destino adequado aos dejetos e permite, ao mesmo tempo, irrigar e adubar as lavouras, melhorando a produtividade das áreas. Além da cidade de Medianeira, onde fica localizada a Nutriguaçu, a empresa concretizou projetos nos municípios de Carambeí, Cianorte, Pitanga, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e São Pedro do Iguaçu.

Conforme explica Claudecir Valentini, Gerente de Projetos da Nutriguaçu, a vantagem para o produtor rural além de estar de acordo com a legislação ambiental, é também financeira, pois diminui o uso de adubo químico. “Aplicando 150 mil litros/hectare/ano de chorume, a economia é de até 70% de adubação química na safra. A fertirrigação também contribui para a melhora das propriedades microbiológicas do solo, com o uso de matéria orgânica”, destaca.

Segundo ele, com o manejo adequado e aplicação correta, é possível obter um aumento de produtividade superior a 20% para milho e soja, por exemplo. Outro benefício que acarreta em ganho de produtividade é que a fertirrigação via carretel evita a compactação do solo, diferentemente da aplicação com trator e carreta tanque.

Presente em Medianeira desde 1986, a Nutriguaçu abrirá seu segundo ponto de venda na cidade ao longo de 2020. A loja terá disponível, a pronta entrega, toda a linha de irrigação da Irrigabras, como tubos, conexões e carretel irrigador, além de contar com outros implementos e equipamentos agropecuários.

A empresa atua em diversas frentes do agronegócio, tais como nutrição animal, assistência veterinária, implementos agropecuários e, há dois anos, conta com equipe especializada para projetos, montagem e assistência técnica dos sistemas de irrigação da Irrigabras (convencional, carretel irrigador e pivô central).

Segundo Valentini, o principal objetivo é oferecer aos clientes o que há de melhor no mercado. “Graças à excelência e aos 34 anos de história da Irrigabras, temos a tranquilidade de estarmos atendendo as exigências de nossos clientes, dando a garantia de produtos de altíssima qualidade e tecnologia de ponta”, destaca.

A Irrigabras está otimista com este novo momento da Nutriguaçu. “Temos expectativa de ótimos resultados, pela conjugação de fatores como a boa reputação e experiência da equipe da Nutriguaçu e pelo crescente interesse do agricultor paranaense em implementar o uso da irrigação e fertirrigação em suas lavouras”, acrescenta Audair Santos, Gerente de Vendas da Irrigabras.

Comentários