Cidades

São Miguel do Iguaçu

Saúde desenvolve o programa ‘Acolhimento’ com profissionais do serviço público do município

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de São Miguel do Iguaçu, vinculado à secretaria municipal de Saúde, está desenvolvendo com os profissionais do serviço público o programa ‘Acolhimento’.

A Equipe Multidisciplinar do NASF, formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogas, realizou esses encontros em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) com palestras e dinâmicas de grupo com o objetivo de prepará-los a se cuidar e consequentemente cuidar da saúde da comunidade.

Na última quarta-feira, 15, reuniu os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e de Endemias (ACE’s) no Centro de Convivência do Idoso, para participarem do programa. Cerca de 70 pessoas foram envolvidas nessas atividades.

“Percebemos que, principalmente após a pandemia da covid-19, os profissionais estão esgotados e cansados e necessitam de um atendimento dessa natureza”, conta o diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

A ideia é levar esse programa a todos os profissionais do serviço público de São Miguel. “Esses profissionais precisam de um olhar carinhoso porque são os que atendem diretamente a comunidade”, destacou a coordenadora da Equipe Multiprofissional, Marijane Bianchin Alves.

Para a Agente Comunitária de Saúde, Joseane Peron Sierota, além de ser um momento de acolhimento serviu também para interagir com os colegas. “Momento de tranquilidade para a gente porque o dia a dia não é fácil”, destaca.

O Agente de Combate a Endemias, Jean Pavelski de Souza, disse que o momento também serviu para uma interação importante entre os agentes e para conhecer toda a equipe multidisciplinar. “Momento de motivação essencial”, relatou.

Segundo a psicóloga, Talini Trisch, esse olhar de acolhimento para com esses profissionais faz toda a diferença na vida dessas pessoas. “Percebemos que precisam de ajuda para superar algumas barreiras do dia a dia e esse programa tem isso como um dos objetivos”, lembrou.

A secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, quer que com essa atividade os profissionais se sintam acolhidos. “O profissional estando bem toda a comunidade sai ganhando”.

Comentários