Cidades

TRADIÇÃO

Serranópolis do Iguaçu realiza edição especial de 20 anos do Arrancadão de Jericos

O Arrancadão é muito mais do que uma corrida de jericos, é um evento que tem uma importância social, cultural e econômica muito grande para o Serranópolis do Iguaçu. Não por acaso, o município é conhecido como Terra do Arrancadão de Jericos. “Quando o evento se aproxima, a cidade entra no clima, até os roncos dos motores que sempre estão por ali, parecem ter um tom diferente”, afirma a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Joseani Reinheimer.

PUBLICIDADE


E a cidade já está no clima da edição especial de 20 anos do evento, lançado no último dia 23, reunindo representantes da administração municipal, apoiadores, jeriqueiros e imprensa. Na ocasião, o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Gilberto Marsaro, reforçou a festa como marca registrada, uma tradição a ser preservada. “Ficamos bastante emocionados de lançar este evento que é uma marca registrada em Serranópolis do Iguaçu, teve início há 20 anos e hoje está na sua XIV edição”.
O vice-prefeito municipal, Nilson Konig, prestou homenagem aos pilotos. “A história do Arrancadão de Jericos completa 20 anos, eu tive o prazer de estar contribuindo desde a primeira edição. Quero agradecer a quem teve a criatividade para criar este evento e aos jeriqueiros, sempre dedicados para dar seu show na pista”.
A programação deste ano inclui três dias de festa, com apresentação de banda local, exposição, praça de alimentação e, claro, muita lama e emoção nas disputas. A abertura no dia 14 conta com feira, a Expo Serranópolis e Show Baile. No sábado (15) acontecem as corridas à tarde, juntamente com a exposição e com mais um Show Baile à noite, e no domingo o tradicional almoço servido no Clube Aliança, corridas pela manhã e tarde, e encerramento com mais um show. Na noite de encerramento, dia 16 de novembro, será realizado o sorteio da campanha Minha Nota Vale Prêmios. Ao trocar notas fiscais por bilhetes, os consumidores concorrem a 80 prêmios no valor de R$ 500 cada. “Nesta edição comemorativa destacamos a participação dos pilotos que prometem mais do que nunca dar um show. Além das corridas, teremos show-bailes, parque de diversões, exposição, praça de alimentação e atrações para toda família. Espera-se recorde de participação de jeriqueiros (pilotos) e de público, superando edições anteriores. O evento será organizado em parceria entre Prefeitura Municipal e ACIASI (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Serranópolis do Iguaçu)”, reforça a secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Josenani Reinheimer complementa afirmando que neste ano será mantida a qualidade da estrutura oferecida nos anos anteriores com melhorias de alguns pontos. “A parceria com a ACIASI permitiu aproximar os comerciantes locais ao Arrancadão, pois os associados da entidade têm valores diferenciados para participação isso movimenta o Comércio Local, fomenta a economia coloca Serranópolis em evidência também no desenvolvimento econômico da região. Na competição, esperamos um recorde de participação. Os pilotos estão envolvidos para acelerar na pista, espalhando lama e adrenalina no público. Na programação, os shows foram substituídos pelos shows-Bailes que animarão a festa. Em breve divulgaremos a programação completa”, informa.
A presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (ACIASI) de Serranópolis do Iguaçu, Deise Ferri, destaca que a parceria promove o comércio local. “Estamos tentando alavancar o comércio local com os expositores internos e externos, estamos em parceria com a prefeitura para promover um bom evento, tanto para nossos munícipes quanto para os visitantes”.
HISTÓRIA – A primeira edição do Arrancadão de Jericos foi realizada em 2005, quando moradores utilizaram os jericos domésticos, empregados na agricultura familiar, para disputar as corridas. Hoje, além dos jeriqueiros tradicionais, a competição também conta com pilotos e equipes especializadas, que preparam veículos de ponta exclusivamente para a prova. “Meu pai, José Arlindo Sehn assumiu a prefeitura em 2005. No ano anterior, havia acontecido a Expo Serranópolis com a Festa do Vitelo, mas ele queria trazer algo novo. Eu tinha ouvido falar que dois colonos – não sei se era piada ou verdade – iam apostar uma corrida com jerico numa festa de comunidade do interior, mas essa disputa não aconteceu, e eu fiquei com isso na cabeça. Se aproximava o Dia do Trabalhador (1º de maio), data em que tinha acontecido a Expo em 2004 e a data não poderia passar em branco, teríamos que fazer alguma coisa, então as ideias foram surgindo”, comenta Marcelo Sehn, chefe de gabinete na época.
Ideias que foram sendo amadurecidas até que se chegou no evento e nome perfeitos: Arrancadão de Jericos. “Montamos o primeiro com o que tínhamos, fizemos a pista do jerico, pegamos tronco de eucalipto, cravamos em volta da pista e passamos um fio de arame para o povo não entrar. Esperávamos mil pessoas, lembro que na época, para ajudar reunir gente, meu pai mobilizou o pessoal do Guarani, que no dia estavam fazendo um encontro dos atletas de antigamente. Quando vimos, eles abandonaram o almoço, fecharam as portas do Clube e foram para centro acompanhar as corridas. Ficou lotado, a bebida, que era para durar a tarde, toda acabou em meia hora. A expectativa de público que era de mil pessoas, no final passou de 10 mil. E foi assim que surgiu o Arrancadão de Jericos, uma ideia de um grupo que estava motivado para trabalhar e fazer coisas diferentes”, destaca Marcelo.
Ao longo dos anos, o evento evoluiu, com mudanças no regulamento e muitas outras novidades. E neste ano, chega à sua 14ª edição, sempre com o intuito de celebrar o trabalhador rural e a grandiosidade que ele representa. “Como um município que tem uma economia predominantemente agrícola, o Arrancadão representa nosso povo, nossa gente e o trabalho desenvolvido por eles. Além disso, outro ponto importante é a divulgação regional e o reconhecimento, pois o evento coloca Serranópolis no mapa, atraindo visitantes de outras cidades, do estado e até de fora, dando visibilidade ao município. Há o fomento da economia local, movimenta o comércio e seus diversos setores, gerando renda, empregos temporários, visibilidade para empreendedores e para o turismo, finaliza Joseani Reinheimer, secretária Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.

Comentários