Cidades

MEDIANEIRA

Trabalho realizado com os idosos proporciona convivência e fortalecimento de vínculos

O município de Medianeira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS, desenvolve com os idosos um trabalho social, que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, prevenção de situações de risco social, desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade. “Após o período da pandemia, no retorno das atividades presenciais iniciamos uma nova proposta para atender de maneira dinâmica, diversificada e permanente a população com idade a partir de 60 anos, que compreende atividades esportivas, de lazer, arte e cultura. Hoje, podemos afirmar que nossos idosos têm atividades todos os dias, adaptando-se a sua condição física e gosto pessoal”, explica a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Diana Maldaner.

O trabalho envolve atividades esportivas e recreativas, tais como: rodas de conversa, dança, música, jogos de mesa – dominó, trilha, dama e baralho -, voleibol adaptado, baile e confraternizações de datas comemorativas. “Na área esportiva, o grupo participa, em parceria com a Secretaria de Esportes, dos Jogos para Integração do Idoso (JIIDOS), Jogos Regionais do Idoso (JORI), Olimpíada do Idoso e Festival do Risoto. No âmbito social participamos dos concursos promovidos pela AMOP, de Miss e Mister”, esclarece Diana.

Segundo ela, boa parte das atividades só são possíveis pelo espaço que é destinado ao grupo de idosos, o Centro de Convivência do Idoso – CCI. “É um espaço físico para o encontro de pessoas acima de 60 anos que vêm buscar uma pitadinha de energia, alegria e vitalidade. As melhorias executadas no Centro de Convivência, que irá atender aproximadamente 1 mil idosos, entre os participantes das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e no sábado nos eventos coordenados pela a Associação do Vovô Feliz, são um sonho realizado. Foi construída a churrasqueira, lavanderia, feita a reforma da cozinha, escritório, instalação de aparelhos de ar condicionado e embelezamento na parte externa, com investimento de mais de R$ 97.619,89”, salienta a coordenadora do CRAS.

Diana finaliza trazendo o depoimento de uma participante do CCI. “O trabalho realizado no CCI reflete saúde física e espiritual. É o tipo de amor visível, aquele que constrói seres humanos cada dia melhores. Passo a passo vão se soltando sorrisos, amenizando depressões e proporcionando qualidade de vida aos idosos”, finaliza.

Comentários