C

Comentando

Londrina: o novo xodó do torcedor paranaense

O novo xodó dos paranaenses está no norte do Estado. É conhecido como “Tubarão”. Joga num Estádio que tem o nome de Café. Localizado numa cidade grande, desenvolvida e com forte atuação na área da educação, principalmente universitária.

Estou me referindo ao Londrina Esporte Clube (LEC), que tenta mais uma vez alcançar vaga para a divisão principal do futebol brasileiro. Hoje ocupa o 5º lugar na classificação geral e está a apenas três pontos de distância do terceiro e quatro colocados, posição que lhe garantiria uma vaga na Série A. Faltam apenas três rodadas para terminar o campeonato, mas ainda dá para sonhar.

Administrado como se fosse uma empresa, ou seja, de forma bem profissional, o time tomou um elevador nas últimas rodadas e só subiu na tabela. Está há três meses sem perder em casa e mantém uma invencibilidade incrível.  Tem um projeto administrativo que vem desde a disputa da Série C há dois anos, quando iniciou essa trajetória. De lá para cá, tem galgado cada vez mais os degraus da confiança e do sucesso. Falta pouco. Mas certamente não será tão fácil. Serão mais três jogos, sendo dois fora (Oeste e Guarani) e apenas um em casa (CRB). Não são lá adversários tão difíceis assim. Mas sempre se reserva alguma surpresa, ainda mais quando associada à impaciência dentro de campo. E outro detalhe interessante. O Londrina contratou Dagoberto, chamado pelos torcedores de “Dagolberto”, que se transformou no artilheiro da competição. E isso tem feito a diferença. Mas se o Londrina é o novo xodó do torcedor paranaense, o mesmo não dá prá dizer do Paraná Clube, agremiação tradicional da Capital do Estado que vive um momento de muita decepção. Depois de vagar por muito tempo na Série B, em 2017 alcançou vaga na divisão principal, mas não suportou a falta de estrutura e de dinheiro. Caiu. Aliás, a primeira equipe da série A que teve sua condição de rebaixada já confirmada. Um momento triste vivido pelo tricolor da Vila Capanema. A diretoria promete grandes mudanças para a próxima temporada e uma reformulação total no seu departamento de futebol. É aguardar para ver.

Comentando

Por: João Hermes

Radialista e cronista esportivo do Jornal Mensageiro desde 1985.

Comentários