C

Cronicando

SER ARTISTA

A arte do teatro surgiu na Grécia Antiga, com a improvisação. Claro que esta não é mais antiga forma de teatro – a mais antiga forma de representação, também é a mais antiga forma de comunicação humana – ou seja, a mímica. Isso mesmo caros leitores, os homens da mais remota antiguidade muito antes da escrita e da fala, comunicavam-se pelos gestos, que hoje chamamos mímica ou pantomima para os mais entendidos. Voltando ao teatro um pouco mais moderno, Tespis é considerado o primeiro ator da história do teatro, da forma como conhecemos, que se tem registro. Conta a história que: no século V A.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocrités”, do grego, que significa fingidor. As precárias peças da Antiguidade Grega deram lugar, hoje, a uma grande, influente e sofisticada atividade cultural, que é a arte de representar.

Bom, vocês devem estar se perguntando – aula de história no MENSAGEIRO? Não meus caros e queridos leitores, é que no dia 19 de agosto comemora-se o dia do artista de teatro, e eu estou me antecipando só um pouquinho. É claro que o artista de teatro não é só o ator, temos além dele uma lista muito grande entre os artistas de teatro: o diretor ou encenador, os atores e atrizes, o iluminador, o sonoplasta, o figurinista, o maquiador, o cenógrafo, o produtor, o porteiro, o bilheteiro, a tia que faz a limpeza e qualquer pessoa que de uma forma ou de outra possibilita que um espetáculo seja montado e apresentado.

Então, em nome de tantos artistas anônimos e especialmente em nome do GRUPO TEATRAL MIL FACES, que completou 34 anos de existência, parabéns para todos nós, eternamente ARTISTAS DE TEATRO.

Tem um poema escrito por minha filha Vitória Elizabeth, que fala um pouco sobre ser artista curte ai:

EU, ARTISTA.

ESCOLHI NÃO TER UMA VIDA, ESCOLHI VÁRIAS.

ESCOLHI ESTAR SEMPRE EM FRENTE AOS OUTROS,

ESCOLHI APRENDER DE TUDO UM POUCO.

ESCOLHI SER ARTISTA.

ESCOLHI TER MIL POSSIBILIDADES, MIL FACES,

ESCOLHI FAZER BRILHAR AS PERSONAGENS,

ESCOLHI SORRIR OU CHORAR ÀS VEZES SEM VONTADE,

ESCOLHI CONTAR MIL HISTÓRIAS,

ESCOLHI SER ARTISTA.

SABE QUANDO VOCÊ QUER CHORAR E EM VEZ DISSO VOCÊ RI?

NESSE MOMENTO VOCÊ TAMBÉM É UM ARTISTA,

DENTRO DE CADA UM EXISTE UM ARTISTA, ENTÃO,

DEIXE-O SAIR, NÃO O PRENDA, MESMO QUE ÀS VEZES PAREÇA LOUCURA,

CANTE, DANCE, PULE, GRITE, SORRIA, SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ARTISTA,

 DA VIDA.

LEVANTE E APLAUDA POR QUE O ARTISTA É FEITO DOS APLAUSOS.

POR ISSO:

ESCOLHI SER ARTISTA.

POR: VITÓRIA ELIZABETH

Cronicando

Por: Aladir Carlos da Silva

Ator, Diretor, dramaturgo, produtor teatral e cronista.

Comentários