D

Dicas do Chef

A origem das Tortas

Foi na Grécia antiga que a Torta surgiu. Ela era uma oferenda que os humanos ofereciam à Deusa Ártemis, divindade ligada às colheitas, à natureza, à caça e à fertilidade, o doce oferecido à deusa grega era redondo, tendo uma ligação com a lua. No Brasil, é um alimento cozido ao forno, feito com massa de farinha e recheado com carne, camarão, palmito ou ingredientes doces, como a torta holandesa.

Em Portugal, “torta” é um bolo enrolado, que no Brasil é conhecido como rocambole. As tortas doces do Brasil são muitas vezes conhecidas como “tartes“.

A torta Holandesa, essa delícia que leva biscoito de maisena e chocolate é originária de Campinas, São Paulo e não da Holanda. A receita foi criada por Sílvia Leite, em 1991. Ela era, na época, proprietária de um café no centro de Campinas e deu o nome ‘holandesa’ à torta em homenagem aos bons momentos que viveram na Europa.

A torta holandesa original leva em seus ingredientes, leite condensado, gema, leite, creme de leite fresco em ponto chantilly, chocolate ao leite, chocolate meio amargo, Bolacha tipo Maria, bolacha triturada e manteiga para a base de chocolate.

A história do surgimento da torta explica sua presença obrigatória nas comemorações de aniversários,  já que o doce também era um símbolo de celebração da vida, do nascimento.

Torta de Peito de Peru com Cream Cheese

Ingredientes:

Massa artesanal

3 xícaras de farinha de trigo

2 caixas de creme de leite

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher de café de fermento químico

1 gema de ovo

1 colher de chá de água

Recheio

360gr de cream cheese

200gr de queijo parmesão ralado

200gr de queijo Minas

200gr de peito de peru

1 tomate picado

Orégano a gosto

Modo de preparo

Massa

Numa tigela grande, misture todos os ingredientes com as mãos, sove até começar a desgrudar do fundo. Quando começar a desgrudar do fundo e das mãos está pronta para abrir em uma bancada fria. Pegue metade dessa massa e abra até ficar com a espessura de “meio dedo” de altura e acomode em uma forma de 22 cm de diâmetro (de preferência com fundo removível, pois facilita no momento de desenformar), retire o que sobrar das bordas, misture com o restante.

Recheio

Em uma vasilha grande, misture todos os ingredientes delicadamente.

Montagem

Polvilhe um pouco de farinha na mesa e abra metade dessa massa deixando-a com a espessura de “meio dedo” de altura, e acomode em uma fôrma de 22 cm de diâmetro, retire o que sobrar das bordas, misture com o restante, acomode a massa, e vá apertando do fundo para as laterais para que não fique muito grossa. Encha a forma com o recheio reservado, até sobrar 2 cm da borda e espalhe. Abra o restante da massa na mesma espessura do fundo, e cubra a forma, tampando-a totalmente. Retire o excesso; dobre as laterais para o lado de dentro da forma. Pincele a torta com a gema de ovo misturada com a água. Asse em forno médio 180º por 45 minutos ou até que esteja bem dourada.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários