D

Dicas do Chef

A origem do pudim

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

Essa sobremesa surgiu no século XVI dentro dos conventos portugueses. E foi ensinada para nós brasileiros, já que eles eram nossos colonizadores, pegamos o gosto pelo doce bem rápido. Nessa época o pudim era feito de leite ainda, não de leite condensado.

O Pudim em Portugal quer dizer preparação de consistência cremosa e doce. O pudim recebeu o nome de pudim marfim, por conta da sua cor. Ele era preparado com ovos, farinha, açúcar, leite e favas de baunilha.

Essa receita era muito apreciada por todos e famosa nas cidades portuguesas. Com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional. E aí, foi só sucesso.

O pudim não era mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de vários sabores, de coco, de chocolate, de maracujá, de laranja, de café, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar gerações.

Pudim de Coco com Laranja

Ingredientes:

Calda:

1 xícara (chá) de açúcar

1/4 de xícara (chá) de água quente

Pudim:

6 ovos

400 ml de leite de coco

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1 xícara (chá) de suco de laranja

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 pitada de sal

Modo de preparo:

Faça a calda diretamente na forma redonda com furo no meio. Coloque o açúcar na forma e leve ao fogo baixo para derreter. Quando o açúcar estiver dourado, adicione a água e mexa. Reserve.

Em uma tigela, peneire as gemas para retirar a película. Coloque o leite de coco, o açúcar demerara, o suco de laranja, as gemas peneiradas, o extrato de baunilha e o sal no liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Despeje na forma com a calda e leve para assar em banho-maria no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 1 hora.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários