D

Dicas do Chef

receitas

Abóbora também ‘faz bem para a vista’…

A abóbora é famosa por ser um alimento benéfico à visão. Ela é rica em betacaroteno, composto que nosso organismo transforma em vitamina A, que protege contra a degeneração da visão por idade. Um estudo apontou que o consumo de vitamina A e betacaroteno podem reduzir o risco de catarata. Outros componentes da abóbora que ajudam a proteger a visão são a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir que o cristalino (lente natural do olho) fique opaco, além dos antioxidantes, que protegem os olhos dos danos celulares….

PUBLICIDADE

Abóbora recheada com queijo

Ingredientes:

1 abóbora-cabotiá inteira

150gr de queijo colonial ou mussarela

50gr de castanha-de-caju

50gr de castanha-do-pará

50gr de amêndoa

150gr de uva-passa branca

3 colheres (sopa) de mel

100gr de manteiga

Ramos de alecrim fresco

Sal e pimenta a gosto

4 dentes de alho inteiros

Modo de preparo:

Lave bem a abóbora-cabotiá com água e sabão. Seque. Corte o topo para fazer uma tampa. Retire as sementes, deixando oco o miolo da abóbora.

Tempere com sal, pimenta moída na hora e alecrim, e embale a abóbora em papel-alumínio, com o lado brilhante para dentro. Coloque em uma assadeira com 4 dedos de água e leve ao forno a 180 ºC, por 20 minutos. Se possível, coloque a abóbora sobre uma grade, assim ela assará por igual.

Enquanto a abóbora assa, faça o recheio. Em uma panela, coloque a manteiga, a castanha-do-pará e a de-caju, o alho, as uvas-passas brancas e os ramos de alecrim. Leve ao fogo baixo até a manteiga ficar translúcida e o cheiro das frutas e das ervas passar para ela. Finalize com o mel e reserve.

Verifique se a abóbora está levemente macia, espetando nela um palito. Ela deve estar cozida, mas ainda firme. Nesse ponto, retire do forno e recheie com o queijo e a mistura de nuts da panela. Volte ao forno para derreter o queijo e terminar de cozinhar a abóbora, por cerca de 10 minutos. Com cuidado, transfira a abóbora para um prato bonito e sirva quente, com umas folhas de rúcula e agrião, ou com farofa de cebola tostada.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários