D

Dicas do Chef

Alimentação na Quaresma

A Semana Santa ou Quaresma é uma data especial para muitas famílias. É um período religioso com duração vários dias regado a peixes e alguns pratos diferenciados. Para quem ainda não sabe como irá preencher a mesa este ano na quaresma, seguem algumas dicas e receitas práticas e simples de fazer para esse período de quaresma.

Se for fazer a interrupção de um tipo de alimento, ressalta-se a importância da substituição, se o caso for de restrição de apenas um grupo alimentar como as carnes vermelhas por exemplo, é importante substituir por outros alimentos que também contenham proteínas como frango, peixe, ovo, e mesmo que seja retirado todos os tipos de carne a proteína pode ser ingerida em outros alimentos – mesmo que não do mesmo tipo – como as leguminosas – feijões, lentilha, grão de bico, ervilha -, as  folhas verdes escuras, as sementes – chia, semente de girassol, quinoa -, soja, entre outros. Sendo feitas as substituições corretas e não apenas retirando um ou outro alimento pode-se manter uma alimentação ser saudável.

Batata assada com peixe cremoso

Ingredientes:

    4 batatas grandes com casca

    2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina

    2 talos de alho-poró fatiado

    2 files de Tilapia ou outro peixe  assado desfiado

    1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

    Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

    1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado

Modo de Preparo:

Lave as batatas, enxugue e fure com um garfo. Embrulhe, uma a uma, em papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até amaciar. Enquanto isso, em uma panela, derreta a manteiga em uma panela e refogue o alho-poró em fogo baixo por 5 minutos ou até amaciar. Acrescente o peixe, o requeijão, sal e pimenta e cozinhe por 2 minutos.

Desligue e misture com salsa. Desembrulhe a batata com cuidado e segurando com um pano, retire uma tampa, no sentido do comprimento. Com uma colher, retire parte da polpa, amasse com um garfo e misture o refogado. Polvilhe a batata com sal e recheie com o creme. Cubra com a mussarela e leve ao forno alto por 5 minutos. Sirva em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários