D

Dicas do Chef

gastronomia

Aniversario do Município

O dia 24 de outubro é um dia muito especial para a população medianeirense. Apesar do município comemorar oficialmente seu aniversário no dia 25 de julho, data de sua emancipação político-administrativa, 24 de outubro marca o dia histórico de sua fundação, ocorrido no ano de 1951.

PUBLICIDADE

Para comemorar esse dia, separei para vocês uma receita especial de Bolo de festa…

Bolo de nozes, doce de leite e damasco

Ingredientes:

Massa

375gr de nozes moídas

6 gemas

375gr de açúcar

6 claras em neve

6 colheres (sopa) de farinha de rosca

1 colher (sopa) de fermento em pó

1 pitada de bicarbonato de sódio

Recheio de doce de leite

2 latas de leite condensado

Geleia de damasco

200gr de açúcar

120gr de damasco turco

150 ml de água quente

Cobertura de marshmallow

400gr de açúcar

250 ml de água

4 claras de ovos

Modo de preparo:

Massa: Bata as claras em neve, coloque as gemas uma a uma e depois o açúcar aos poucos. Tire da batedeira. Adicione a farinha de rosca, as nozes moídas e o fermento. Divida a massa em 3 formas redondas e deixe no forno por 20 minutos a 180 graus.

Recheio de doce de leite: Retire o rótulo das latas e coloque-as de pé na panela de pressão, cobertas com mais 2 dedos de água. Feche a panela. Quando começar a apitar, cozinhe por mais 20 minutos Aguarde a pressão sair para abrir a panela e aguarda as latas esfriarem para abrir.

Geleia de damasco: Deixe o damasco de molho na água por 30 minutos. Reserve a água e processe o damasco (pode usar processador ou liquidificador). Leve o damasco ao fogo baixo com a água reservada e o açúcar, e misture por cerca de 10 minutos até que fique com consistência de geleia.

Cobertura de Marshmallow: Coloque o açúcar e a água em uma panela. Leve ao fogo para fazer uma calda até atingir o ponto de bala mole. Bata as claras em neve, e quando estiver em ponto de neve, jogue cuidadosamente a calda de açúcar.

Montagem:Coloque bolo como base e cubra com doce de leite. Disponha outra parte do bolo e cubra com a geleia de damasco. Por fim, finalize com a última parte do bolo e a cobertura de marshmallow.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários