D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Aprenda a fazer uma receita de sopa cremosa ideal para o outono

O outono promete temperaturas mais amenas. Com a mudança de estação e a proximidade do inverno, o cardápio pode contar com pratos quentes, que combinam com o friozinho, como as sopas e caldos. Para isso separei uma receita de sopa cremosa e super deliciosa de frango. A receita rende até 10 porções, perfeita para a família toda.

Sopa cremosa de frango

Ingredientes:

Caldo

2 carcaças de peito de frango

2 cebolas cortadas ao meio

1 cenoura

1 folha de louro

Frango

800gr de peito de frango, cortado em cubos pequenos

sal e pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto

3 colheres (sopa) de azeite

2 cebolas picadas

8 dentes de alho picados

Sopa

4 cenouras em cubos pequenos

2 batatas grandes em cubos pequenos

1 folha de louro

folhas de 3 ramos de alecrim picadas

folhas de 3 ramos de tomilho

folhas de 3 galhos de manjericão picadas

250gr de massa curta para sopa

200 g de requeijão

Preparo:

Caldo: coloque as carcaças de frango, as cebolas, a cenoura e o louro em uma panela grande. Cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando abrir fervura, abaixe o fogo. Deixe ferver por cerca de 15 minutos, desligue o fogo e coe. Reserve.

Frango: tempere o frango com o sal e a pimenta. Aqueça o azeite em uma panela, junte o frango e refogue-o em fogo alto. Abaixe o fogo, acrescente a cebola, o alho, a cenoura e refogue até que a cebola fique macia. Junte a batata, as ervas e o caldo reservado. Mexa e deixe ferver por 5 minutos. Adicione a massa, complete com um pouco mais de água fervente e cozinhe durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

Caso o caldo tenha secado muito, acrescente um pouco mais de água quente. Junte, aos poucos, o requeijão e misture bem para que fique homogêneo.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários