Banoffee e sua história
Por Anderson Thomazzoni . 7 de junho de 2023 . 10:42
Reza a lenda que a guloseima foi criada em 1954, mas, segundo a chef Seli Rigazzi, especialista em mesas de doces para festas e proprietária do Atelier Seli Rigazzi, em São Paulo, foi aprimorada em 1974, em The Hungry Monk Restaurant, quando precisaram substituir uma torta que não estava dando certo e que levava uma espécie de caramelo, que, na verdade, era o que conhecemos como doce de leite, feito a partir do cozimento da lata de leite condensado. Fizeram o teste com diversas frutas, mas banana foi a que casou perfeitamente.
O doce tem agradado tanto que Seli chegou a produzir mais de 70 pedidos por semana, mesmo na quarentena. Tivemos o prazer de receber um desses pedidos e garantimos: a combinação é perfeita, a torta é linda e o sabor incrível! Mas, se você quiser fazê-la em casa, Seli nos passou uma receita muito prática – só é preciso ter dote apurado de confeiteira para elaborar a decoração.
Banoffee
Ingredientes
Massa
300gr de biscoito de maisena
100gr de manteiga sem sal
Recheio e cobertura
600gr de creme de leite fresco – nata
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
10 bananas-nanicas inteiras não muito grandes e maduras
2 latas de leite condensado
Canela para polvilhar
Modo de preparo:
Massa: Processe o biscoito até obter uma farofa fina. Derreta a manteiga e jogue-a sobre a farofa. Processe. Coloque água, aos poucos, até obter uma massa úmida, com leve liga. Forre uma forma de 23 cm com a massa, apertando com a ponta dos dedos e subindo por toda a lateral. Leve, então, ao forno preaquecido a 200 ºC, por 10 minutos.
Recheio e cobertura: Cozinhe as latas de leite condensado, na pressão, por 40 minutos, até virar doce de leite. Distribua o doce de leite sobre a massa assada. Descasque as bananas e, então, coloque-as inteiras na forma, sem deixar espaço entre elas. Na batedeira, coloque o creme de leite fresco gelado, bem como o açúcar. Bata bem até ficar em ponto de chantilly.
Coloque o chantilly em um saco de confeitar, com bico pitanga 21, e decore em formato de S. Entretanto, se não tiver prática, espalhe e deixe a torta lisinha. Por fim, polvilhe canela e leve para gelar, por 3 horas.


Comentários