D

Dicas do Chef

Beterraba e seus benefícios

Doce e suculenta, a parte da beterraba que mais consumimos é a sua raiz, onde estão concentrados muitos nutrientes. Mas as suas folhas também são muito nutritivas e devem ser consideradas para sopas e saladas. Seja na salada, assada, cozida, misturada em uma sopa clássica ou preparada como suco – como os atletas olímpicos fazem, os benefícios da beterraba para a saúde são numerosos. Ela é pobre em gordura, cheia de vitaminas e minerais e carregada com poderosos antioxidantes.

Só para mencionar, beterraba contém potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, carboidratos, proteínas, antioxidantes e fibras solúveis.

HAMBÚRGUER DE BETERRABA

INGREDIENTES

4 beterrabas médias

3 colheres (sopa) farinha de arroz

2 colheres (sopa) polvilho doce

5 dentes de alho

2 cebolas pequenas

4 colheres (sopa) cebolinha verde

3 colheres (sopa) tempero verde

3 colheres (sopa) azeite de oliva

MODO DE PREPARO

Lave as beterrabas e as cozinhe com casca, até dar uma leve amolecida. Descasque e rale as beterrabas. Com ajuda de um coador, escorra bem o líquido da beterraba. Em uma frigideira, esquente o azeite. Coloque as cebolas, o alho e a beterraba para dar uma leve dourada. Em uma bacia, junte os ingredientes da frigideira com os demais. Amasse bem com as mãos e forme os hambúrgueres do tamanho desejado. Coloque os hambúrgueres para dourar na frigideira, com um fio de azeite.

Sugestão: sirva em pão de hambúrguer de mel e recheie com tomate e rúcula. Coma com uma porção de onion rings. Para beber, cerveja artesanal!

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários