D

Dicas do Chef

Brasil é o segundo país que mais pesquisa bolo na internet

Registrado desde 2004, o ranking do Google sobre tópicos mais buscados coloca o Brasil como o 2º país nas pesquisas pela palavra ‘bolo’, atrás apenas da Bósnia. Na categoria comida, o termo ‘bolo caseiro’ ocupa a vice-liderança na classificação nacional, atrás apenas de ‘pão caseiro’.

Além dos populares bolos caseiros, na Casa de Bolos, maior rede de franquias de bolos do Brasil e pioneira no segmento, também é possível encontrar os bolos de aniversário, símbolos de felicidade nas comemorações de uma das datas mais importantes entre amigos e familiares.

 Bolo gelado com recheio de leite ninho

 Ingredientes

BOLO

4 ovos

1 xícara de açúcar refinado

1 xícara de leite integral

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó

CALDA

2 colheres de sopa (30 gramas) de leite condensado

1 xícara de leite integral

RECHEIO

365 gramas (resto da caixa) de leite condensado

100 gramas de manteiga sem sal

200 gramas de creme de leite

1 e ½ xícara de leite em pó

DECORAÇÃO

1 xícara de leite em pó

 Modo de preparo:

Bolo: Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque os ovos e o açúcar em uma tigela e bata até que a mistura fique bem clarinha e aerada. Adicione o leite, a farinha de trigo peneirada e o fermento. Misture tudo delicadamente com um fouet (de baixo para cima, do centro para a borda) até que a massa fique bem lisinha. Coloque papel manteiga ou unte e enfarinhe uma forma de 23 cm X 33 cm. Despeje a massa na forma e leve para assar por aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e deixe esfriar.

Calda: Coloque o leite condensado em um pote/tigela e acrescente o leite. Misture bem e reserve.

Recheio: Coloque o leite condensado, a manteiga (em temperatura ambiente), o creme de leite e o leite em pó em uma tigela. Misture tudo isso muito bem com uma batedeira até virar um creme e leve para o congelador.

Montagem: Depois que o bolo estiver completamente frio, desenforme e corte horizontalmente na metade. Coloque a metade de baixo de volta na forma e molhe a massa com metade da calda. Tire o recheio do congelador e espalhe ¾ do creme em cima dessa primeira camada de massa. Coloque a segunda metade da massa na forma, fure todo o topo do bolo com um garfinho e molhe com o restante da calda. Despeje e espalhe o restante do creme (1/4) por cima do bolo e finalize polvilhando ou peneirando o leite em pó. Leve o bolo para a geladeira por aproximadamente 3 horas e sirva bem gelado!

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários