D

Dicas do Chef

Caldo de cana – o suco natural e benefícios à saúde

O suco da cana é uma bebida muito apreciada na forma pura e também com a adição de limão, abacaxi ou outras frutas ácidas que contrastam com seu sabor adocicado. O caldo de cana dá origem aos diferentes tipos de açúcares de cana (como o demerara e o açúcar mascavo), bebidas alcoólicas como a cachaça e o rum, combustível etanol e subprodutos como a rapadura, o melado e fibra de cana.

O extrato ou caldo de cana é muito utilizado na medicina Ayurveda como terapia para diferentes doenças e sintomas. Por essa razão, muitos estudos foram realizados para verificar os benefícios do caldo de cana para a saúde. Em função da sua composição, os achados gerais foram:

  • Estímulo ao sistema imunológico
  • Melhora dos processos inflamatórios
  • Ação antitrombótica
  • Recuperação energética
  • Ação antioxidante

Bolo de fubá com caldo de cana

Ingredientes:

 2 ovos

1 xícara de chá de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

1 pitada de sal

1 xícara de chá de farinha de trigo

2 xícaras de chá de fubá

1 xícara de chá de caldo de cana

½ xícara de chá de leite

1 colher de sopa de erva doce

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de fazer:

Bata as gemas, o açúcar e a margarina até obter um creme.

Coloque o sal e acrescente à mistura, alternadamente, o caldo de cana, a farinha, o fubá e o leite. Bater as claras em neve.

Juntar à massa as claras batidas em neve, a erva doce e o fermento peneirado e misturar a mão levemente. Unte uma assadeira com manteiga ou margarina, polvilhe com farinha de trigo e despeje a massa.

Asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários