D

Dicas do Chef

Chilli Mexicano para apimentar o seu dia

Feito com carne, feijão e tomates, o chilli é com certeza um dos pratos mais conhecidos da culinária mexicana.

A teoria mais aceita sobre a origem do prato é de que o chilli com carne (como é conhecido em espanhol) nasceu na década de 1880 em Ensenada, no México, como um meio de prolongar a duração da pouca carne disponível aos menos abastados.

Outra teoria explica que surgiu no Texas, através dos imigrantes mexicanos que lá se instalaram e, por isso, é o prato oficial do estado.

A receita de chilli possui inúmeras variações dependendo da localidade, podendo ser feito com outros tipos de carne e conter ingredientes inusitados como cacau e canela. Porém, imprescindível mesmo é que seja bem apimentado!

Chilli Mexicano

Ingredientes:

1 colher de chá de cominho em pó

1 xícara de bacon em cubos

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

500g de carne moída

1 pimentão verde picado

5 tomates picados

3 xícaras de feijão vermelho cozido (sem o caldo)

1 pimenta dedo de moça picada

Sal e pimenta calabresa a gosto

Modo de preparo:

Frite o bacon e reserve. Na gordura que soltou do bacon, toste o cominho e acrescente a carne.

Quando estiver dourada, adicione a cebola e o pimentão picados e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o alho e a pimenta picados e refogue por mais um minuto. Adicione os tomates picados, refogue um pouco e tampe. Mexa de vez em quando até que os tomates desmanchem.

Prove o tempero e se necessário acrescente mais sal e a pimenta calabresa a gosto. Quando estiver pronto, disponha numa travessa.

Sirva com nachos ou tortillas e sour cream.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários