D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Churrasco com acém?

Por muito tempo, o acém foi considerado carne de segunda, por isso era mais usado moído ou em preparos como carne de panela. Porém, a melhoria genética do gado e a chegada de novas raças bovinas ao Brasil fizeram com que esse corte se tornasse uma das carnes mais saborosas e macias para fazer churrasco. Segue a receita de como fazer um belo churrasco de acém com farofa à pantaneira.

Churrasco de acém com farofa pantaneira

Ingredientes

Churrasco:

1 kg de miolo de acém

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 dentes de alho

50gr de manteiga

20gr de queijo parmesão

Azeite de oliva quanto baste

1/2 pimenta dedo de moça

Paçoca pantaneira (farofa):

500gr de carne seca

3 dentes de alho picados

1/2 cebola picada

Pimenta-do-reino a gosto

1/2 xícara de farinha de mandioca

Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo:

Tempere o acém com sal e pimenta-do-reino. Leve para a grelha para assar em todos os lados. Prepare a pasta de alho misturando a manteiga, o queijo parmesão, o alho e a pimenta dedo-de-moça picada. Tempere com pimenta-do-reino e azeite. Reserve.

Para a paçoca, coloque a manteiga numa panela ou numa frigideira e leve ao fogo, frite o alho e a cebola picados, adicione a carne seca e misture bem até refogar. Retire do fogo, coloque aos poucos a farinha de mandioca, misture, e finalize com cheiro verde picado.

Retire o acém da grelha, passe o creme de alho, e sirva com a paçoca pantaneira.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários