D

Dicas do Chef

Clara de Ovos, propriedades e curiosidades

Clarade ovo ganhou fama universal quando começou a ser utilizada em grandesquantidades pelos primeiros fisiculturistas profissionais, em uma época ondenão se podia encontrar à venda suplementos como whey protein e caseína. E se naépoca grande parte deles consumia o ovo inteiro, atualmente a gema tem sidodeixada de lado por alguns pelo alto teor de gordura saturada e a grandeconcentração de colesterol. Vale ressaltar que pesquisas recentes afirmam que ocolesterol do ovo não faz mal. De qualquer forma, a gema é fonte de muitagordura e calorias.

Entre uma das principaiscaracterísticas da clara de ovo está o fato de que ela é composta por 90% deágua e 10% de proteínas. Apesar disso, a clara não contém todas as proteínas doovo, uma vez que a gema contém 50% do total do nutriente.

Uma única clara de um ovo grandepesa, em média, 33 g e contém 3,6 g de proteína, 0,24 g de carboidratos e 55 mgde sódio. A mesma porção contém aproximadamente 17 calorias, das quais somenteuma provém de lipídios (gorduras).

Outros nutrientes da clara de ovo:Selênio: uma única clara contém 9% das necessidades diárias; Potássio (2%);Magnésio (1%); Riboflavina (vitamina B2): 9% das necessidades diárias; Ácidopantotênico (B5): 1%; Colina; Betaína; Folato. Um curiosidade é que a gema doovo possui cerca de 2,7g de proteínas e não apenas gorduras como muitos pensam.

Pudim de claras

Ingredientes:

2/3 de xícara (chá) de açúcar refinado

1 colher (sopa) de raspas de limão

6 claras de ovos

Caramelo

1/3 de xícara (chá) de água

6 colheres (sopa) de açúcar refinado

Modo de preparo:

Caramelo

            Leve ao fogo uma panela com o açúcar e aqueça até começar a derreter. Junte a água e ferva até formar uma calda dourada. Transfira a calda para uma forma de pudim de 25 cm de diâmetro e leve para gelar até o caramelo endurecer.

Pudim de claras

            Em uma batedeira, bata as claras até ficarem esbranquiçadas. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até o ponto de neve firme; estará pronto quando o preparo formar um bico firme ao ser puxado com o garfo.

            Adicione as raspas de limão nesse momento e bata mais um pouco. Coloque colheradas das claras em neve na forma com o caramelo e leve para assar em banho-maria, no forno preaquecido a 200 °C, por aproximadamente 30 minutos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários