D

Dicas do Chef

gastronomia

Como deixar o feijão do dia a dia muito mais saboroso!

Muita gente ainda se pergunta se é preciso deixar o feijão de molho de um dia para o outro antes de cozinhá-lo. Teoricamente, essa etapa ajudaria a reduzir o tempo de cozimento e deixaria os feijões mais macios.

Na prática, porém, não compensa colocar os legumes na água. Ao comparar o tempo de cozimento entre feijões deixados de molho e outros colocados diretamente na panela, os primeiros ficaram prontos apenas 5 minutos antes.

Mas, se você deixar o feijão de molho e acrescentar sal à água, o resultado será bastante diferente. Após vários testes chegou à conclusão de que o sal deixa a casca dos feijões mais macias e impede que eles estourem.

A explicação para isso é que a água salgada penetra melhor nas células dos feijões, fazendo com que ele cresça e fique macio em proporções iguais. Para o truque funcionar, no entanto, é recomendado adicionar 1 colher (sopa) de sal para cada litro de água.

Antes de levar o ingrediente à panela os legumes devem ser enxaguados em água corrente. E, se você acrescentar mais duas colheres (sopa) enquanto os feijões estiverem no fogo, o resultado será ainda melhor.

Feijão encorpado com calabresa

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de feijão

2 folhas de louro

2 colheres (sopa) de óleo

2 xícaras (chá) de bacon picado

1 gomo de linguiça calabresa em rodelas

3 dentes de alho picados

½ cebola picada

Salsinha e cebolinha a gosto

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque o feijão e as folhas de louro em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Aqueça outra panela com o óleo, frite o bacon e a calabresa por 2 minutos. Adicione a cebola e depois o alho e frite até dourar, coloque a salsinha e a cebolinha e doure também. Despeje o feijão cozido, tempere com sal e pimenta a gosto, volte ao fogo e cozinhe até engrossar o caldo. Sirva em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários