D

Dicas do Chef

RECEITA

Como fazer o Pudim Perfeito… Dicas e Receita

Pudim é um doce tão querido pelos brasileiros que é capaz de gerar discussões acaloradas. E o principal ponto de discórdia entre os fãs da receita é a textura: a sobremesa deve ser totalmente lisa ou furinhos são aceitáveis?

PUBLICIDADE

Sinto desapontar, mas não há uma resposta definitiva para essa que é uma das grandes dúvidas da culinária brasileira. Afinal, gosto é uma questão bastante pessoal. O que posso afirmar, porém, é que conseguir um pudim com textura lisa e bem cremosa dá mais trabalho do que fazer a versão com furinhos. Mas não é impossível. A seguir, selecionei algumas dicas para você preparar um pudim lisinho em casa.

Ovo e ar: Os furinhos surgem quando a massa não descansa por tempo suficiente, explica Heloisa Rodrigues, especialista em confeitaria e panificação formada pelo The Culinary Institute of America, nos Estados Unidos. Ao bater a massa, as claras dos ovos (ingrediente usado na maioria das receitas) capturam o ar e formam bolhas – e são essas bolhas que deixam os pudins furadinhos. “É um erro de execução, mas é a mesma coisa de quem gosta de carne bem passada”.

Paciência: Deixar a massa do pudim descansar por cerca de 30 minutos, de preferência na geladeira, antes de levá-la ao forno faz toda a diferença. Isso porque as bolhas de ar formadas ao bater os ingredientes não são estáveis e desmancham rapidamente. É mais ou menos o que acontece com bolinhas de sabão.

É devagar: Assar o doce em fogo bem baixo (a menor temperatura possível de seu forno) é outro ponto que merece atenção. Isso faz com que o pudim cozinhe por igual. E o preparo deve ser sempre em banho-maria, com água fervente. “A água do banho-maria tem de ficar na altura do conteúdo da forma. É bom usar um recipiente de vidro, que distribui o calor por igual”.

Pudim de Leite Condensado

Ingredientes

Pudim:

1 lata ou caixinha de leite condensado

400ml de leite (medida da lata ou caixinha de leite condensado)

4 ovos inteiros

Calda:

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara de água

MODO DE PREPARO

Pudim:

Primeiro, bata bem os ovos no liquidificador. Acrescente o leite condensado e o leite, e bata novamente. Reserve.

Calda: Derreta o açúcar na panela até ficar cor de caramelo, acrescente a água e deixe engrossar. Coloque em uma forma redonda e despeje a massa do pudim por cima. Leve a geladeira por 20minutos. 

Asse em forno médio 160ºgraus por 50 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água fervente já.

Retire e deixe esfriar de um dia para o outro. Desenforme e compartilhe com sua família ou amigos…

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários