D

Dicas do Chef

Como Marinar (temperar) a Carne de Frango ou Suína

Comece a fazer uma marinada úmida colocando um líquido saboroso junto com a água, como suco de frutas (laranja, limão, tangerina), vinhos tinto ou branco, cervejas Pilsen ou trigo. A quantidade de líquido necessária dependerá do tamanho ou da quantidade de carne que você ira cozinhar. Em geral coloque 50% de água e 50% de algum líquido saboroso. Essa medida deixará a marinada bem intensa, pode ser diminuída a quantidade de liquido conforme for o tempo de permanência no tempero. O líquido deve cobrir a carne quando for colocado em seu recipiente para marinar.      Adicione alguma gordura (óleo, azeite, banha) ao seu líquido base. A adição de óleo em sua marinada irá contribuir para a formação de uma crosta crocante quando a carne suína for cozinhada ou assada. Além do mais a gordura ajuda a dar sabor e maciez à carne. Adicione legumes aromáticos à sua marinada. Os legumes bases das marinadas são cenoura, cebola, salsão, alho poró, alho, gengibre, pimenta dedo de moça, pimentão colorido bem picados. A cebola e o alho são os principais, porém o salsão da um toque aromático maravilhoso e traz mais leveza ao prato. O alho irá infundir a marinada com um intenso sabor, enquanto a cebola vai dar uma forma mais sutil de sabor da mistura de alho e cebola. Se você quiser um sabor mais suave de alho e/ou cebola, considere usar alho desidratado e cebola em pó.

Isca de Frango na Cerveja

Ingredientes:

1 xícara (chá) de cerveja

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1,5 kg de peito de frango cortado em tiras

2 dentes de alho amassados

1 limão-taiti

salsinha picada a gosto;

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a cerveja, a farinha, o sal, a salsinha e a pimenta. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas. Tempere o peito de frango com alho, sal, pimenta a gosto e suco de limão. Leve à geladeira por 2 horas. Retire as tigelas da geladeira, Passe as tiras de frango na mistura de farinha e frite no óleo bem quente, até dourar. Coloque sobre papel-toalha para retirar o excesso de gordura.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários