D

Dicas do Chef

Confira como surgiu a manteiga

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

A história da manteiga começa na pré-história, período no qual os humanos começaram a criar e domesticar vacas, cabras e ovelhas para consumir a carne e o leite desses animais. Embora não se trate de um fato comprovado, estima-se que a manteiga foi criada nada mais nada menos que por acidente. Em algum momento, é possível que um criador de animais tenha esquecido um balde de leite por bastante tempo — tempo o suficiente para que uma nata fosse formada sob o produto. Batendo essa nata, obteve-se então uma pasta de textura cremosa e bastante apetitosa, que hoje conhecemos como manteiga. Outra hipótese é que um nômade havia criado o ingrediente que tanto adoramos também por acidente. Após encher de leite uma sacola feita com pele de carneiro, amarrá-la nas costas de seu cavalo e cavalgar longas distâncias, ele percebeu que o líquido inicial havia se transformado em um creme, ou seja, em manteiga.

As curiosidades ao longo da história: durante os tempos de escassez e dificuldades econômicas vivenciadas na segunda guerra mundial, os noruegueses fizeram da manteiga uma moeda corrente. No passado, os povos escandinavos, quando morriam, eram sepultados com barris de manteiga. Entre o Paquistão, a Índia e a China vivem os povos da tribo Hunza, cujos membros são famosos pela longevidade, vivendo para mais dos 100 anos. O segredo? Para eles é o consumo da manteiga.

Manteiga aromatizada com ervas

Ingredientes:

100gr de Manteiga sem sal

2 dentes de Alho

3 folhas Salsa fresca

2 folhas de Cebolinha fresca

6 folhas de Manjericão

5 unidades de Pimenta rosa desidratada

Sal a gosto

Filme plástico

Modo de Preparo:

Higienize bem as ervas. Seque-as.  Pique-as. Leve os dentes de alho para assar envoltos em papel alumínio. (180º por cerca de 20 minutos). Esprema os alhos assados.

Colocar a manteiga amolecida a temperatura ambiente em um pote, adicionar as ervas, alho, pimenta e sal. Misturar até obter um creme homogêneo.

Enrole a manteiga em filme plástico e torça as pontas para fechar. Resfrie.

Dicas do Chef: Use essa manteiga para finalizar carnes assadas, carnes grelhadas, massas ou comer com torradas.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários