D

Dicas do Chef

Cuidados na compra e armazenamento de alimentos no verão

As altas temperaturas e a umidade típicas do verão exigem alguns cuidados extras na hora da compra e do armazenamento de alimentos. A atenção deve ser redobrada desde a seleção do alimento nos mercados até o consumo. Além de conferir o prazo de validade do produto, é preciso checar também a temperatura de armazenagem e o seu estado de conservação.

No caso de produtos congelados o consumidor deve verificar, ainda no momento da compra, se o produto ou a embalagem apresentam marcas de que ele foi descongelado.

Cada alimento tem um tipo de cuidado e conservação diferentes, mas, no geral, é muito importante estar atento a certos cuidados que precisamos ter com os alimentos. Com o calor, a comida fica mais suscetível às bactérias e aos micro-organismos, podendo assim estragar muito mais rápido.

As carnes são muito delicadas e precisam de toda a atenção no verão. Assim que você comprá-las, verifique se estão com uma cor bonita e se suas embalagens estão em perfeito estado. A refrigeração é superimportante: as peças de carne devem ficar o tempo todo no refrigerador ou geladeira até serem preparadas. Se você for usar apenas 1 pedaço da carne, prepare a outra parte que sobrar do mesmo jeito! Depois de descongeladas, as carnes não podem ser congeladas novamente.

As verduras, frutas e legumes, lave muito bem esses alimentos, retire as partes machucadas ou que estejam começando a apodrecer. Isso vai impedir que o resto dos seus alimentos se contamine e apodreça mais rápido. Depois de cortados, fatiados ou picados, eles devem ficar na geladeira, de preferência dentro de algum recipiente fechado.

Paçoca Gelada

Ingredientes:

1 caixinha leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

1 pote de paçoquinha rolha 200gr

1 colher (sobremesa) de margarina sem sal

1 caixinha de Chantili – 200ml

2 xícaras (chá) de leite

2 pacotes de biscoito champanhe

Modo de preparo:

Esmague bem as paçocas. Em uma panela, misture o leite condensado, a paçoquinha e a margarina e ferva até engrossar. Atente para a consistência: quando ao mexer for possível ver o fundo da panela o creme estará pronto. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Sua paçoquinha de colher está quase pronta.

Forre um refratário com biscoitos champagne levemente umedecidos com leite. Em seguida, despeje o creme da paçoca e faça camadas intercalando as bolachas com o creme. Para finalizar, acrescente o chantili batido conforme instruções da embalagem. Decore com paçoquinhas esfareladas e/ou inteiras. Leve sua receita de paçoca de colher para gelar.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários