D

Dicas do Chef

gastronomia

Cuidados no uso de panela de pressão

Primeiramente, a prevenção já se inicia na compra da panela de pressão. Para tanto, observe se sua panela dispõe do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e, somente adquira em lojas credenciadas.

PUBLICIDADE

Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na  borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.

Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.

A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.

Nunca levar a panela de pressão após o uso para a pia e abrir a torneira d’água, pois esta atitude poderá ensejar um choque térmico por conta das diferenças de temperaturas da água da torneira e da panela de pressão.

Costela na pressão

Ingredientes:

1 kg de costela de ripa, com pouca gordura

3 cebolas médias ou 2 cebolas grandes, cortadas em pétalas

1 tablete de caldo de carne ou de caldo de costela

Alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Forre o fundo de uma panela de pressão com as cebolas. Tempere os pedaços de costela com alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto e disponha-os na panela sobre a cebola, colocando os ossos virados para baixo. Coloque o tablete de caldo de carne ou costela e feche a panela de pressão.

Leve a panela ao fogo até pegar pressão. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por uma hora. Chacoalhe a panela de tempos em tempos, para misturar os temperos na carne. Apague o fogo, retire a pressão da panela e abra.

Para servir: Sirva a costela com mandioca ou batatas cozidas.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários