gastronomia
Cuidados no uso de panela de pressão
Primeiramente, a prevenção já se inicia na compra da panela de pressão. Para tanto, observe se sua panela dispõe do selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e, somente adquira em lojas credenciadas.
Por Anderson Thomazzoni . 1 de dezembro de 2022 . 10:58
Manter a panela de pressão com a manutenção em dia, ou seja, limpar com regularidade a válvula de pressão e a válvula de segurança, retirando toda a obstrução que normalmente se dá por meio de gordura. Como também, assim que perceba desgaste na borracha de vedação se deve trocá-la. A maioria dos acidentes e incidentes ocorrem pelo não alívio na pressão da panela por meio da válvula de segurança e/ou válvula de pressão. O indicado, geralmente, é usar 65% da capacidade do utensílio, ou seja, se é um recipiente com capacidade de cinco litros, deve-se colocar um volume de apenas três litros.
Sempre após o uso da panela de pressão, os resíduos de gordura têm que ser removidos cuidadosamente da válvula de pressão, para não ocorrer obstrução.
A borracha e a tampa devem ser lavadas separadamente. Com a borracha limpa, é recomendável observar se a mesma apresenta algum tipo de falha. O ideal é não guardar a borracha na tampa, porque ela perde a elasticidade.
Nunca levar a panela de pressão após o uso para a pia e abrir a torneira d’água, pois esta atitude poderá ensejar um choque térmico por conta das diferenças de temperaturas da água da torneira e da panela de pressão.
Costela na pressão
Ingredientes:
1 kg de costela de ripa, com pouca gordura
3 cebolas médias ou 2 cebolas grandes, cortadas em pétalas
1 tablete de caldo de carne ou de caldo de costela
Alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Forre o fundo de uma panela de pressão com as cebolas. Tempere os pedaços de costela com alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto e disponha-os na panela sobre a cebola, colocando os ossos virados para baixo. Coloque o tablete de caldo de carne ou costela e feche a panela de pressão.
Leve a panela ao fogo até pegar pressão. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e cozinhe por uma hora. Chacoalhe a panela de tempos em tempos, para misturar os temperos na carne. Apague o fogo, retire a pressão da panela e abra.
Para servir: Sirva a costela com mandioca ou batatas cozidas.


Comentários