D

Dicas do Chef

Curiosidades da lasanha

 

O macarrão é um tipo de alimento que agrada a pessoas do mundo inteiro pelas grandes possibilidades de receitas a serem feitas com ele e neste caso é interessante conhecer algumas curiosidades da lasanha.

A lasanha é um dos tipos de massas mais elaborados no Brasil e em todo o mundo, podendo ser feita com molhos e recheios variados de acordo com as preferências de cada pessoa.

A primeira indicação na história de um prato de lasanha é no século XIV durante o reinado de Ricardo II na Inglaterra. Enquanto que no Brasil a sua introdução aconteceu somente no final do século XIX com a chegada dos imigrantes italianos por aqui.

A palavra lasanha que deu origem a este prato com macarrão específico tem como significado “pote de cozinha” pelo fato da mesma ser sempre feita em um recipiente e com camadas sobrepostas.

O macarrão da lasanha consiste em uma massa composta por folhas esticadas e cortadas em tiras de tamanho retangular ou ainda quadrado.

Assim, as curiosidades da lasanha incluem as suas muitas opções de elaboração, suas origens e questões relacionadas com o seu nome que vão fazer você amar ainda mais este prato tão suculento.

 Lasanha à bolonhesa

 Ingredientes:

2 colheres (sopa) de óleo

2 dentes de alho amassados

1 cebola picada

500gr de carne moída

6 tomates batidos no liquidificador

2 xícaras (chá) de molho de tomate

Sal a gosto

Óleo para untar

1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g)

3 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado

3 xícaras (chá) de molho branco

1 e 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite o alho e a cebola por 3 minutos. Adicione a carne e refogue até dourar. Junte o tomate batido, o molho de tomate, sal e reserve. Em um refratário grande untado, intercale camadas de massa, de molho vermelho, de mussarela e de molho branco, terminando em molho branco. Polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire e sirva.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários