D

Dicas do Chef

Curiosidades sobre as Almôndegas

As almôndegas atuais são uma variante de uma especialidade criada no Império Persa (atual Irã), provavelmente no século 12. O nome original – koofthe – significa “carne moída”. Com as invasões árabes na Europa e na Ásia, os koofthe ou kofta foram sendo adaptados às condições de cada região conquistada. A carne ovina originalmente usada foi sendo substituída pela proteína mais abundante em cada região e pelos temperos disponíveis ou preferidos de cada povo. Isso originou uma grande diversidade de receitas, com sabores, texturas e formatos diferentes.

Uma curiosidade histórica: o atual hambúrguer é, no fundo, uma variante das almôndegas! Ou seja, as ideias para criação de linhas de almôndegas diversificadas podem ser aplicadas sem grandes problemas para as linhas de hambúrgueres.

O nome almôndega é de origem árabe. Os árabes chamavam de búndiqa as avelãs e tudo o que tivesse a forma arredondada. Al-búndiga era “a bolinha”. Até hoje, nos países norte-africanos e no sul da Itália, muitas almôndegas são feitas no tamanho de bolinhas de gude. Quando os árabes invadiram o sul da Europa, o nome foi transformado em “almôndega” em Portugal e “albóndiga” na Espanha.

No Brasil, as almôndegas – introduzidas pelos portugueses – se popularizaram realmente com a imigração italiana. Nos países hispânicos, ela foi introduzida pelos espanhóis e mantêm, em geral, as características originais.

Sanduíche de almôndegas

Ingredientes

Almondega:

200gr de acém moído

20gr de pernil suíno moído

20gr de cebola-roxa picadinha

5gr de páprica-picante

1 pitada de orégano

1 pitada de salsinha picadinha

Sal a gosto

Relish:

80gr de tomate maduro, em cubos

50gr de cebola em meia lua

40gr de pimentão vermelho, sem pele e cortado em tiras

5gr de páprica-doce

5gr de alho, picado

2gr de pimenta-dedo-de-moça, sem semente e em tiras

2gr de açúcar

Folhas de manjericão a gosto

Montagem

2 pães italianos pequenos (ou franceses)

Modo de preparo:

Almôndegas: Em um bowl, junte todos os ingredientes até que ficam homogêneos. Faça seis bolinhas do mesmo tamanho. Asse-as (ou frite-as) e Reserve.

Relish: Queime e retire a pele do pimentão e da pimenta-dedo-de-moça. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola. Junte a páprica e salteie. Adicione os tomate e acerte o sal. Corrija a acidez com o açúcar. Finalize com as folhas de manjericão

Montagem: Aqueça os pães. Corte-os ao meio e recheie, cada um, com três almôndegas já assadas (ou fritas). Coloque a relish por cima e sirva.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários