D

Dicas do Chef

Curiosidades sobre o Cupcake

Parece que eles vieram mesmo para ficar. Os cupcakes conquistaram seu espaço em muitas mesas brasileiras de doces. Afinal, esse bolinho individual é fácil de produzir e permite decorações personalizadas, para atender a todos os gostos.

A origem do cupcake é incerta. Entre os poucos registros existentes, há uma receita de Amelia Simmons, publicada em 1796 no livro American Cookery, que fala de “bolinhos para serem assados em pequenas xícaras”, mas não emprega o termo cupcake, que só aparece em 1828 no livro Seventy-five receipts for pastry, cakes and sweetmeats (75 receitas para confeitaria, bolos e doces, em tradução livre), de Eliza Leslie. O nome, aliás, vem de xícara (cup, em inglês), usada tanto para medir os ingredientes do bolo (cake, em inglês), quanto para servi-lo.

Mas possivelmente o doce só se popularizou depois da Primeira Guerra Mundial, com as indústrias de pão, que passaram a fabricá-lo em grande escala. Já as forminhas de papel surgiram com o fim da Segunda Guerra: a James River Corporation, fabricante de balas para armas, usou seu maquinário para fazer as forminhas onduladas, que são usadas até hoje para cupcakes e muffins.

Cupcakes de cenoura com cobertura de chocolate

Ingredientes:

2 cenouras médias

90 ml de óleo de girassol

210gr de farinha de trigo

7gr de fermento químico em pó

2 ovos inteiros

70gr de açúcar refinado

Cobertura:

100 g de chocolate ao leite

50 ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo:

Bater no liquidificador a cenoura com o óleo. Acrescentar os ovos, o açúcar, a farinha e o fermento.

            Levar a mistura, em forminhas de cupcake, ao forno preaquecido a 170ºC por 15 a 20 minutos.

 Para a cobertura, leve o creme de leite e o chocolate picado ao banho-maria até derreter.

            Quando os cupcakes estiverem frios, decore com a mistura de chocolates e confeitos diversos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários