D

Dicas do Chef

gastronomia

Dia da Sobremesa

Sabia que o dia 9 de outubro também é conhecido como Dia Nacional da Sobremesa?

A origem da data é incerta, mas ela acabou sendo incorporada ao calendário de restaurantes e confeitarias de todo o Brasil. E também é uma ótima desculpa para você preparar em casa um docinho (ou doção). Então aproveite seu feriado ou final de semana, reúne a família ou amigos para degustar uma deliciosa sobremesa.

Abaixo segue um opção bem pratica e saborosa para fazer.

Torta sorvete

Ingredientes:

400gr de biscoito maizena

70gr de manteiga derretida

2 latas de leite condensado

300 ml de leite

6 gemas

800 g de creme de leite fresco (nata) batido em ponto de chantilly

Calda de chocolate – a gosto

Modo de preparo:

Coloque 130gr de biscoito maizena em um processador e triture até obter uma farofinha. Adicione a manteiga derretida e processe mais um pouco para misturar.

Em uma forma redonda de fundo removível, acomode a farofinha de biscoitos cobrindo toda a base. Reserve.

Em uma panela, disponha o leite condensado, o leite e as gemas. Cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, até obter um creme espesso. Reserve.

Adicione 1/3 do chantilly no creme e misture bem até ficar homogêneo. Acrescente o restante e misture delicadamente até incorporar bem. Reserve.

Disponha o restante dos biscoitos de maizena inteiros em toda a volta a forma, apertando levemente para fixar na base de biscoitos. Adicione uma camada do creme e uma camada de biscoitos. Repita nessa ordem, finalizando com mais uma camada de creme. Leve ao freezer por, pelo menos, 4 horas.

Para servir: Finalize com a calda de chocolate e serva em seguida

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários