D

Dicas do Chef

Dia do Carbonara

Neste dia 16 de abril, celebra-se o Carbonara Day, ou Dia do Carbonara, na Itália. E, pensando nisso, para quem deseja provar e produzir um Carbonara, legítimo e sabor sensacional, eu chef Thomazzoni separei uma receita clássica e tradicional desse prato para vocês.

 Carbonara

 Ingredientes:

120gr macarrão – Spaghetti

5 gemas

60gr grana paduano ou parmesão

60gr Guanciale (ou Panceta) em cubos ou bacon

Sal a gosto

Pimenta preta moída na hora

Modo de preparo:

 Em uma panela grande, leve água para ferver e adicione uma pitada de sal. Cozinhe o Spaghetti de acordo com as instruções da embalagem até que esteja al dente, geralmente cerca de 09 a 12 minutos. Reserve um pouco da água do cozimento antes de escorrer o macarrão.

Enquanto o Spaghetti cozinha, em uma frigideira grande, doure o Guanciale em fogo médio-alto até ficar crocante e dourado. Uma vez dourado, retire o Guanciale da frigideira e reserve. Descarte a maior parte da gordura da frigideira, deixando apenas uma fina camada para refogar os outros ingredientes.

Em uma tigela pequena, separe os ovos das gemas, use somente as gemas. Adicione o queijo parmesão ralado e uma generosa pitada de pimenta-do-reino moída na hora. Misture bem até ficar homogêneo.

Assim que o Spaghetti estiver cozido, escorra-o, reservando cerca de 1/2 xícara da água do cozimento.

Transfira o Spaghetti cozido para a frigideira com o Guanciale dourado e a pequena quantidade de gordura reservada. Misture bem para que o Spaghetti seja revestido com a gordura e os sabores do Guanciale. Reduza o fogo para médio-baixo e adicione a mistura de ovo e queijo à frigideira, mexendo rapidamente para evitar que o ovo cozinhe demais e forme grumos. Adicione cerca de 1/4 de xícara da água do cozimento reservada para ajudar a criar uma textura cremosa. Continue mexendo o Spaghetti na frigideira por cerca de 1-2 minutos, até que o ovo esteja cozido, o queijo derretido e a mistura fique cremosa.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários