D

Dicas do Chef

Dia do milho

O Dia Internacional do Milho é comemorado neste sábado, 24 de abril. Esta data tem o objetivo de homenagear e incentivar o cultivo e consumo de um dos cereais mais nutritivos do mundo. Além da importância nutritiva, o milho também apresenta um valor cultural de destaque, principalmente entre os povos das Américas.

O milho tem diversos benefícios para os seres humanos e os animais, como: proteger as células, reduzir os níveis de colesterol, prevenir problemas cardíacos e controlar a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

O milho pode ser protagonista de receitas salgadas ou doces, confira duas opções deliciosas.

Cuscuz Paulista

Ingredientes:

1 lata de milho verde

½ xícara de chá de azeite

1 lata de ervilha

2 latas de sardinha ou atum

1 cebola picada

1 lata ou caixa de molho de tomate

2 latas de água

1 pimentão

Cheiro verde, sal e temperos a gosto

3 ovos cozidos

1 caldo em tablete do sabor preferido

3 xícaras de farinha de milho grossa

Tomate para decorar

Como fazer

Refogue no azeite o molho de tomate, a cebola, o pimentão, ervilhas, milho verde, azeitonas, cheiro verde, sardinha, os temperos e caldo em tablete. Coloque a água e deixe ferver. Depois, coloque a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha. Coloque a massa na forma, deixe esfriar, e desenforme.

Bolo de milho

Ingredientes:

1 lata de milho verde

3 ovos

1 lata de fubá

1 pacote de queijo ralado tipo parmesão

1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar

1 lata de leite

1 colher de sopa de fermento

1/2 lata de óleo

Como fazer

Bata no liquidificador durante dois minutos o açúcar, os ovos, o milho verde, o fubá, o leite, o óleo e queijo ralado. Em seguida, adicione o fermento em pó. Mexa com uma colher e coloque para assar por 40 minutos em forno médio.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários