D

Dicas do Chef

Dia do Sushi

Uma das iguarias mais aceitas em todo o mundo, o sushi tem uma data para ser chamada de sua: o Dia do Sushi. No Japão – e também no Brasil – o bolinho de arroz coberto ou enrolado em nori, um tipo de alga, e recheado com várias possibilidades é celebrado no dia 1º de novembro.

A verdade é que a culinária japonesa caiu no gosto do brasileiro e muitas variações foram criadas, mas o clássico, jamais sairá de moda. Para celebrar essa data, separei uma receita clássica da base de sushi.

Para quem deseja se arriscar em casa no preparo da iguaria, não precisa ter medo. Só paciência. Confira o passo a passo.

Arroz para Sushi

Ingredientes

400ml de vinagre de arroz

180gr de açúcar

5g de sal

50ml saquê mirim

1kg de Arroz para sushi

Modo de preparo:

É preciso, inicialmente lavar o arroz pelo menos umas cinco vezes antes de levar ao fogo. Até que a água da lavagem saia transparente. Para cozinhar o arroz, coloque água até ficar 2 dedos acima do arroz, deixe cozinhar  os grãos por 20 minutos em fogo médio e, em seguida, mais 15 minutos em fogo baixo, apenas com água. Reserve.

Em uma panela pequena coloque o vinagre, o açúcar, o sal e o saquê. Leve ao fogo até derreter o açúcar e incorporar bem. Coloque o caldo em um pote e leve para refrigerar. Reserve. 

Depois de cozido, coloque o arroz numa bacia e ainda quente, coloque o tempero no arroz e misture bem para incorporar. Reserve.

Depois, com uma faca bem afiada, corte o salmão, ou filé de Tilápia ou atum ou qualquer outro peixe de sua preferência, de forma diagonal, com ângulo de 45 graus. Para facilitar a moldagem do sushi molhe sempre as mãos na água gelada para mexer com o arroz. Finalize com a fina camada de peixe cobrindo o bolinho de arroz.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários