D

Dicas do Chef

Dia Mundial do Chocolate

O Dia Mundial do Chocolate, iguaria que agrada e conquista a maioria das pessoas, foi comemorado no último domingo (7). Derivado do cacau, com aroma e sabor marcante, o alimento se transforma em uma diversidade de produtos.

Brownie na AirFryer

Ingredientes

½ xícara (chá) de chocolate amargo (55% de cacau) picado ou em gotas (cerca de 90 g)

50 g de manteiga

1 ovo em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

⅓ de xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

Farinha de trigo e cacau para polvilhar os ramequins

Manteiga para untar os ramequins

Modo de preparo

Numa tigela média coloque o chocolate, junte a manteiga e leve ao micro-ondas para rodar em potência média, de 30 em 30 segundos, até derreter. Deixe o chocolate amornar enquanto separa o restante dos ingredientes. Unte com manteiga 4 ramequins individuais de 8 cm de diâmetro e 4,5 cm de altura (que comportem 130 ml). Misture cerca de 1 colher (chá) de farinha de trigo com 1 colher (chá) de cacau e polvilhe os ramequins (o cacau deixa o brownie mais bonito na hora de desenformar, mas se preferir pode usar só farinha). Chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para tirar o excesso. Em outra tigela média, quebre o ovo. Junte os açúcares e misture bem com um batedor de arame até dissolver os gruminhos de açúcar no ovo. Adicione o chocolate derretido, o sal e misture bem com uma espátula de silicone. Por último, misture a farinha delicadamente.

Pré-aqueça a fritadeira elétrica a 150 ºC e programe para assar por 15 minutos. Com uma concha, divida a massa entre os quatro ramequins. Coloque os ramequins no cesto da fritadeira e deixe assar por 15 minutos — os brownies vão ficar com casquinha na superfície, mas ainda cremosos no centro. Com cuidado, e usando um pano de prato, retire os brownies do cesto e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de desenformar — assim eles ficam mais firmes na borda. Para desenformar: passe uma faquinha na borda, vire delicadamente o ramequim na mão e coloque o brownie no prato.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários