D

Dicas do Chef

gastronomia

Dia Mundial do Coco

Celebrado pela primeira vez em 2009, o Dia Mundial do Coco foi criado pela Comunidade do Coco da Ásia e do Pacífico para mostrar ao público os benefícios do fruto do coqueiro e seus subprodutos. Entre eles estão a água e o leite de coco, e o coco ralado ou em tiras, ingredientes usados em várias receitas e que vêm sendo cada vez mais usados como substitutos de produtos de origem animais em receitas veganas. A seguir, você confere sugestões de receitas de pratos que exploram a versatilidade do coco e seus derivados.

Pudim de chocolate com leite de coco

Ingredientes:

300gr de chocolate meio amargo picado

300 ml de leite integral

30gr de café solúvel

150gr de açúcar

24gr de gelatina incolor

300 ml de creme de leite

200 ml de leite de coco

Morangos picados e raspas de chocolate a gosto, para decorar

Modo de preparo:

Coloque para bater no liquidificador o leite de coco, o creme de leite e o açúcar. Reserve.

Em uma panela, coloque o chocolate já picado, o leite integral, o café solúvel e leve ao fogo baixo até derreter tudo. Deixe esfriar. Dissolva a gelatina incolor conforme as instruções da embalagem. Coloque a mistura da panela e a gelatina no liquidificador junto com os outros ingredientes e bata novamente.

Unte uma forma de pudim com um fio de óleo e despeje o conteúdo do liquidificador. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas. Desenforme e decore com as raspas de chocolate e os morangos picados.

Drinque refrescante com coco e abacaxi

Ingredientes:

Quanto baste de néctar de coco

100 ml de rum

100 ml de leite de coco

200 ml de suco de abacaxi

50 ml de suco de laranja

Quanto baste de gelo

2 fatias de abacaxi, para decorar

Modo de preparo:

Coloque uma camada de 0,5 cm de néctar de coco no fundo do copo. Encha uma coqueteleira com gelo e bata todos os ingredientes, menos o abacaxi, por 30 segundos, até a coqueteleira ficar gelada. Encha o copo com gelo e despeje o drinque lentamente, para não misturar com o néctar de coco. Decore com a fatia de abacaxi e sirva

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários