D

Dicas do Chef

gastronomia

Dia Mundial do Macarrão

Neste dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Macarrão. A data foi, instituída durante o 1º World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), realizado em 1995, em Roma (Itália) para celebrar um dos pratos mais populares do mundo.

Assim como acontece em vários outros países, o brasileiro também é um apaixonado pela receita. Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em 2021, foram comercializados 1,34 milhão de toneladas de macarrão no País.

E, de acordo com a pesquisa, o clássico espaguete é tipo de macarrão preferido dos brasileiros (64%), seguido do fusilli (15%) e o penne (3,5%). Para comemorar a data em grande estilo, confira a seguir uma seleção de receitas com vários tipos de massa.

Macarrão à bolonhesa e mussarela de búfala

Ingredientes:

300gr de patinho moído

3 dentes de alho espremidos

1 xícara (chá) de água

4 unidades de tomate picado

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de páprica defumada

1 colher (chá) de açúcar

1 folha de louro

Tomilho fresco

Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Para servir

300gr de mussarela de búfala, cortada em pedaços

Modo de preparo:

Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e azeite e coloque em uma panela previamente levada ao fogo alto, bem quente. Refogue até o liquido secar completamente.

Acrescente o alho e refogue bem. Adicione a água, e o restante dos ingredientes. Deixe fervendo em fogo baixo para apurar. Logo um pouco de tomilho fresco para finalizar.

Para servir: Coloque uma panela com bastante água e sal no fogo alto para cozinhar o macarrão. Quando ferver, coloque a massa e cozinhe pelo tempo descrito na embalagem da sua massa. Escorra e monte o prato com a mussarela de búfala e o molho de tomate

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários