D

Dicas do Chef

Dia Mundial do Vinho: um brinde!

No dia 18 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Vinho e celebramos a data esclarecendo o principal mito que nos acompanha até hoje. QUANTO MAIS VELHO O VINHO, MELHOR É. Mito. Há vinhos de extrema qualidade que, logo após sua fabricação, já estão prontos para o consumo, os chamados vinhos jovens. A maioria dos vinhos produzidos no mundo entram nessa categoria e devem ser consumidos numa média de cinco anos a contar da sua safra. Porém, existem exceções, como aqueles com mais estrutura, mais taninos e boa acidez, que conseguem ser mais longevos e se beneficiar de fato do envelhecimento em garrafa.

Cupim no forno com vinho tinto e cominho

Essa é uma das receitas com vinho preparadas em duas partes. Primeiro, a carne é cozida na panela de pressão com a bebida e outros temperos. Depois, ela é assada com pedaços de batata por aproximadamente meia hora. O resultado é uma carne macia e muito saborosa.

Ingredientes

1 kg de cupim;

1 cebola;

4 dentes de alho picados;

1 colher (café) de cominho;

2 pimentas dedo de moça picadas sem semente;

1 taça de vinho tinto seco;

2 cubos de caldo de carne;

5 batatas médias;

sal a gosto.

 

Modo de preparo

Coloque a peça de cupim na panela de pressão; acrescente a cebola cortada em 4 partes, o cominho, o alho, o caldo de carne, o vinho tinto e uma pitada de sal; cubra a carne com água, mexa para misturar bem e deixe ferver; quando levantar fervura, tampe a panela; após pegar pressão, deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora; desligue o fogo, tire a pressão da panela e coloque a carne e o caldo em uma assadeira; espalhe as batatas descascadas e picadas em 4 partes; leve ao forno a 220 °C por 1 hora; na metade do tempo, vire a carne e volte para o forno; corte em fatias antes de servir. Com essa técnica de cozimento, o cupim fica desmanchando e com uma casquinha crocante e saborosa.

Dicas do Chef

Por: Ana Cláudia Valério

Mestre em Educação, Especialista em Docência no Ensino Superior e graduada em Comunicação Social – Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo nas áreas de Televisão, Assessoria de Comunicação e Jornal Impresso, tendo trabalhado em veículos de comunicação, instituições de ensino superior e campanhas políticas. Hoje é editora do Jornal Mensageiro e coordenadora de Gestão e Memória da Casa da Memória Roberto Antonio Marin, de Medianeira.

Comentários