D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Dica para preparar um lombo suíno delicioso…

O lombo de porco é a estrela de muitos almoços e jantares especiais, mas muita gente ainda erra em seu preparo, deixando-o seco ou duro. Esse corte suíno é magro, muito saboroso e de textura macia, porém é preciso de técnica para que ele mostre seus predicados. Justamente por ter menos gordura do que outros cortes, como o pernil, o lombo tende a ressecar se ficar muitas horas no fogo.

A melhor forma de cozinhar o lombo de porco é selá-lo em uma panela e depois transferi-lo para o forno. Esse método cria uma linda crosta marrom na parte externa do lombo, antes de cozinhar o interior delicadamente dentro do forno.

Comece aquecendo uma panela grande, em fogo médio-alto, onde caiba o lombo inteiro ou em pedaços grandes. Quando estiver bem quente, acrescente o lombo. Vire-o para que todos os lados fiquem dourados por igual.

Depois disso, se sua panela puder ir ao forno, basta transferi-la diretamente, cuidando para o que o forno esteja preaquecido a cerca de 230ºC. Se sua panela não permite uso no forno, transfira rapidamente o lombo para uma assadeira.

Lombo assado

Ingredientes:

1,5 kg de lombo suíno

1 cebola cortada

Suco de 1 limão

5 colheres de sopa de azeite

4 dentes de alho

4 folhas de louro

1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Faça vários furos na carne e reserve. No liquidificador bata todos os demais ingredientes. Passe essa mistura no lombo. Deixe marinando por 2 horas.

Coloque uma frigideira grande no fogo, um fio de azeite e sele a carne em todos os lados. Em seguida coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno já pré-aquecido Deixe assar por cerca de 50 minutos.

Enquanto a carne assa, adicione ½ xícara de água para criar um pouco de caldo. Retire o papel alumínio, vire o lombo e asse até dourar, sempre adicionando água à medida que for secando.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários