D

Dicas do Chef

Dicas fáceis para fazer uma super caipirinha

Dia 13 de setembro, é celebrado o Dia da Cachaça. Para comemorar essa data tão especial, vou lhe passar algumas dicas de como fazer a caipirinha perfeita:

  • A cachaça

A caipirinha é conhecida mundialmente por ser uma bebida típica brasileira preparada com a nossa legítima cachaça. O melhor tipo para a caipirinha é a de alambique, o que proporciona uma bebida mais rica em sabores e aromas.

  • Os limões

O mais comum utilizado no preparo da receita é o tahiti, mas a bebida também pode ser feita com limão siciliano ou o cravo, por exemplo. O importante é escolher as frutas com cuidado. Os limões mais macios e com cascas lisas são aqueles que possuem mais suco.

  • Casca do limão

Para preparar a caipirinha, o ideal é usar o limão cortado em gomos. Isso porque você conseguirá tirar com mais facilidade a parte branca do miolo da casca, o que pode deixar a bebida amarga. Corte a fruta em 4 partes no sentido do comprimento e, em seguida, cada parte em mais 2 metades. Use o limão em rodela apenas para decorar.

  • Ordem dos ingredientes

A caipirinha perfeita se inicia com o limão. Leve as frutas picadas para um copo e, com a ajuda de um pilão, amasse-as com o açúcar. Em seguida, acrescente o gelo e só então, a cachaça.

  • Evite a coqueteleira

Muitos drinks pedem uma sacudida na coqueteleira. Não é o caso da caipirinha. O ideal é misturar delicadamente os ingredientes em movimentos circulares. Isso evita que sua bebida fique aguada.

Caipirinha de Limão

Ingredientes:

60 ml de cachaça

1 limão

2 colheres (chá) de açúcar refinado

Gelo em cubos e escamas

Modo de Preparo:

Corte o limão em gomos e retire o miolo. Macere (esmague) levemente o limão com o açúcar em um copo baixo (macerar demais deixa o drinque amargo). Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de limão.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários