D

Dicas do Chef

Entrevero e sua história

O Entrevero de pinhão é um prato típico dos estados da região sul do Brasil, principalmente das regiões serranas. É feito a base de pinhão e carnes. Em Santa Catarina, o município de Lages realiza todo o ano a Festa Nacional do Pinhão mostrando a culinária regional e uma das atrações gastronômicas apresentadas é o entrevero de pinhão, denominado “Entrevero Lageano”.

Em 2008 o município de Telêmaco Borba, no Paraná, oficializou o entrevero de pinhão como prato típico, que segundo a prefeitura municipal, buscou-se fundamentos históricos correlacionados com o Caminho Cultural dos Tropeiros, resgatando a herança cultural deixada.

Na receita telêmaco-borbense usa-se basicamente ingredientes como pinhão, posta vermelha, charque, tomate, alho, cebola e cheiro verde. Podendo ser servido acompanhado de arroz branco, farofa e saladas. Já em outras versões pelas demais regiões há variações usando ingredientes como pinhão, bacon, alcatra, linguiça, cenoura, tomate, pimentão amarelo ou verde, salsa, salsão, manjerona, cebola, cebolinha, alho, sal e pimenta. No Rio Grande do Sul, há o Entrevero Gaúcho com diversas variedades de entrevero na gastronomia, entre essas versões há também o entrevero de pinhão, que além dos ingredientes já citados, pode ser adicionado ainda carne de frango, ou até mesmo frutos do mar. Há pessoas que preferem acompanhar o prato com vinho. E, existem variações que também usam outros ingredientes, temperos e acompanhamentos, devido a influência de colonizações e da diversidade de culturas em toda região sul.

  

Entrevero de Pinhão

 Ingredientes

 4 colheres de sopa de azeite de oliva

400 gr de pinhão cozido, descascado e cortado ao meio

400 gr de alcatra em tiras

200 gr de linguiça colonial

100 gr de bacon

100 gr peito de frango

200 gr de coração de frango

4 unidades de tomate grande, sem pele e sem sementes (cortados em cubos)

3 unidades de cenoura pré-cozidas, cortadas em rodelas

1 unidade de pimentão amarelo cortado em cubos

1 unidade de pimentão vermelho cortado em cubos

4 colheres de molho de soja

2 dentes de alho

A gosto de sal

A gosto de pimenta do reino

A gosto de salsinha

A gosto de cebolinha

Modo de preparo

Em uma frigideira de ferro ou em um disco de arado, coloque o azeite e deixe esquentar. Frite o bacon e a linguiça e depois adicione a carne e depois o frango e o coração. Depois de tudo bem frito, acrescente a cebola, os pimentões e a cenoura. Refogue um pouco mais e em seguida junte o pinhão. Adicione o molho de soja, acerte o sal e tempere com pimenta-do-reino a gosto.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários