D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Época do Pinhão

O pinhão aproveita a chegada do inverno e das baixas temperaturas para aparecer mais nos pratos dos brasileiros, já que é o clima ideal para seu consumo. E mesmo para aqueles que detestam ver os termômetros marcando que o clima esfriou, a presença do pinhão é um bom motivo para comemorar, certo?

Semente da araucária, árvore abundante no estado do Paraná, muito se confunde o pinhão com o fruto que lhe dá origem, a pinha. Isso mesmo, o pinhão é a semente da pinha. Conheça uma receita deliciosa para utilizar esse produto.

Risoto de pinhão com confit de tomate

Ingredientes

Risoto
100gr de arroz arbóreo
30gr de cebola picada
20gr de queijo parmesão
250 ml de caldo de legumes
100 ml de vinho branco
10 ml de azeite de oliva
Folhas de manjericão fresco rasgadas, para finalizar

Pinhão
100gr de pinhão, cozido e sem casca
40 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino

Confit de tomate
150gr de tomate cereja
1 dente de alho
150 ml de azeite de oliva
Modo de preparo:
Risoto: refogue a cebola com o azeite de oliva, junte o arroz e mexa até começar a dourar, deglaceie com o vinho branco. Acrescente o caldo de legumes e cozinhe até que o arroz esteja al dente. Desligue o fogo, acrescente o confit de tomates o queijo parmesão as folhas de manjericão rasgadas, mexa até que o queijo derreta e acerte o sal.
Pinhão: Triture os pinhões em um processador. Aqueça uma frigideira, coloque o azeite de oliva e os pinhões, salteie até que estejam dourados e tempere com sal e pimenta.
Confit de tomate: em uma forma, disponha os tomates cortados ao meio o azeite de oliva e o dente de alho amassado e asse por 1 horas a 90 °C.
Montagem: coloque 1 colher do risoto em um prato fundo. Disponha o pinhão e mais folhas de manjericão por cima e queijo parmesão.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários