D

Dicas do Chef

Farinha de Tapioca

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

            Com o surgimento das dietas sem glúten, a farinha de tapioca se tornou o alimento da vez para substituir o pão e a torrada no café-da-manhã. Rica em carboidratos simples, um dos maiores benefícios da farinha de tapioca é fornecer energia de maneira rápida e prática.

            Apesar de possuir alto índice glicêmico, a tapioca pode fazer parte de uma dieta saudável ou para a perda de peso desde que seja consumida com moderação e acompanhada de recheios leves.

            Os principais nutrientes da farinha de tapioca são os carboidratos refinados, que ao serem absorvidos pelo organismo serão transformados em glicose, tornando-se uma fonte de combustível para as células.

            Por esse motivo, a farinha de tapioca é altamente energética – são cerca de 74 calorias por porção de 20 gramas do alimento (o equivalente a uma unidade de tapioca pronta), e deve ser consumida com moderação – sobretudo por quem está fazendo dieta para emagrecer.

Bolo de Tapioca

Ingredientes

50gr manteiga em temperatura ambiente

1 xicara (chá) de coco fresco ralado

3/4 de xícara (chá) de tapioca granulada

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/4 de colher (chá) de sal

2 ovos inteiros

2 gemas

Farinha de trigo para polvilhar

Manteiga para untar

Modo de preparo:

            Preaqueça o forno a 180ºC; unte com manteiga uma forma pequena e polvilhe com farinha de trigo; bata sobre a pia o excesso de farinha.

            No liquidificador, bata a farinha de tapioca granulada, para afinar um pouco a textura. Em uma tigela, junte os ovos inteiros e as gemas, misturando com um batedor de arame.

            Na batedeira, bata a manteiga até ficar fofa; junte o açúcar e o sal, aos poucos, e continue batendo até formar uma mistura bem cremosa; adicione os ovos e bata apenas para misturar; desligue.

            Com uma espátula, misture o coco ralado e, em seguida, a tapioca, até formar uma massa homogênea. Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 20 minutos; deixe esfriar por 10 minutos antes de desenformar e servir.

PUBLICIDADE

Anuncie - Naves

LEIA NOSSAS COLUNAS

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor e Chef de Cozinha. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Brasileiro, solteiro, 30 anos. Endereço comercial e residencial na Rua Santa Catarina, número 2770. Centro – Medianeira – PR.

Comentários