D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Frio chegou, que tal preparar um delicioso Caldo verde…

O caldo verde é uma sopa tradicional da culinária portuguesa, conhecida por sua simplicidade e sabor simplesmente reconfortante.

O nome “caldo verde” faz referência à cor verde-escura que a sopa adquire após a adição de couve-galega (ou couve-manteiga), um dos ingredientes principais. O caldo é preparado a partir de uma base de batatas cozidas e, em seguida, é enriquecido com a couve cortada em tiras finas, que confere ao prato sua aparência característica. Geralmente, é servido com uma fatia de chouriço (um tipo de linguiça defumada) e acompanhado de pão de milho ou broa.

Além da couve e das batatas, o caldo verde também leva cebola, alho, azeite de oliva e sal. Alguns cozinheiros adicionam ainda caldo de carne para intensificar o sabor, mas essa variação é opcional.

A simplicidade dos ingredientes e o processo de preparo tornam o caldo verde uma opção acessível e rápida para uma refeição reconfortante em dias frios.

Caldo Verde

Ingredientes

4 batatas médias

1 cebola média

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite de oliva

4 xícaras de água

1 couve folha

Sal a gosto

Fatias de calabresa ou paio

Modo de preparo:

Descasque as batatas e corte-as em cubos médios. Pique a cebola e o alho finamente. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e refogue até ficarem macios e levemente dourados.

Acrescente as batatas à panela e refogue por mais alguns minutos. Adicione a água e tempere com sal. Deixe cozinhar em fogo médio até as batatas ficarem macias e desmancharem facilmente.

Enquanto isso, lave bem a couve e retire os talos mais grossos. Empilhe as folhas e enrole-as como um charuto. Corte em tiras finas (chiffonade).

Quando as batatas estiverem cozidas, use um mixer de mão ou um liquidificador para obter uma consistência cremosa.

Volte a panela ao fogo e adicione a couve fatiada. Cozinhe por mais 5 minutos, até que a couve fique macia. Prove e ajuste o tempero, se necessário.

Sirva o caldo verde bem quente, acompanhado de fatias de calabresa ou paio e pão de milho.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários