D

Dicas do Chef

História do Fondue

O fondue é um prato normalmente feito à base de queijo e chocolate, mas pode também ser com carne e outros ingredientes. O prato tem origem suíça, e foi inventado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar provisões nas cidades por causa do intenso frio e dos combates.

A palavra “fondue” é uma flexão feminina para o verbo “fundir”, algo como “fundido” ou “derretido”.

A saída mais simples para não passar fome foi utilizar um ingrediente que não lhes faltava: o queijo. Como eram produtores de leite, eles aproveitavam os restos de queijo para fazer um creme que ia ao fogo e no qual mergulhavam o pão, dando origem ao nosso fondue.

Ao creme, eles acrescentaram o Kirsch, uma bebida alcoólica à base de cerejas produzida na região. Além de saborosa, a nova comida era nutritiva e ainda funcionava para lhes aquecer nas noites frias das montanhas.

Porém, foi somente no final da década de 50 que o prato ganhou fama, quando o chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servi-lo, a princípio como sobremesa, trocando o queijo pelo chocolate. Visto hoje como um prato refinado, é pouco sabida sua origem simples.

Mas, essa mudança de natureza não foi mero acaso ou obra de modismos. O preço elevado dos ingredientes hoje utilizados no fondue foi o que levou o prato das mesas dos camponeses para os festivais por toda a Europa.

Fondue de chocolate com frutas

Ingredientes:

Creme de Chocolate:

300gr de chocolate ao leite

120gr de chocolate 70%

50gr de manteiga sem sal

300ml de creme de leite fresco

20 ml de conhaque

Para servir:

Banana em rodelas, morangos, maçã em cubos, uvas, cereja e marshmallow a gosto.

Modo de Preparo:

Creme de chocolate:

Corte o chocolate em pedaços pequenos e coloque em uma tigela. Derreta o chocolate em banho-maria e acrescente a manteiga, o creme de leite e o conhaque.

Para servir:

Transfira o chocolate uma panela de fondue e sirva em seguida.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários