D

Dicas do Chef

RECEITA

Origem do Bolo

Acredita-se que a elaboração de bolos exista desde o Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e uvas passas. Os antigos gregos e romanos o aperfeiçoaram. Nero, por exemplo, os apreciava bastante. A real diferença entre pães e bolos só veio a ser caracterizada durante o Renascimento.

Bolo Formigueiro: muitas pessoas dizem que o bolo formigueiro surgiu durante o período colonial, nas grandes fazendas do interior de Minas ou no Nordeste, não se sabe ao certo. O certo é que, mesmo sem saber o lugar exato em que foi feito pela primeira vez, esse bolo é uma delícia. Diz a lenda que alguém quis aproveitar sobras de chocolate, então picotou e colocou dentro da massa antes de assar. Sabemos que quase todo mundo tem uma receita de bolo simples, aquele bolo da vovó, da mãe, aquela receita básica que serve não apenas para preparar o bolo, mas também para servir de base a qualquer bolo de todos os sabores que você pode imaginar.

Bolo Formigueiro

Ingredientes:

200gr de chocolate granulado

200gr de manteiga

50 g de coco ralado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

1 colher (sopa) de fermento

4 ovos

Modo de preparo:

            Bata bem o açúcar com a manteiga. Incorpore as gemas, acrescente o leite e o coco e continue batendo. Adicione a farinha peneirada com uma espátula, misture o granulado e o fermento e acrescente as claras em neve. Asse ao forno a 140 °C até o bolo crescer; aumente a temperatura para 180 °C e deixe assar por aproximadamente 45 minutos.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários