D

Dicas do Chef

GASTRONOMIA

Que tal aprender alguns truques para deixar seu frango frito super crocante…

Frango frito é uma delícia e cai bem na maioria das refeições, do almoço ao lanchinho, da happy hour ao jantar. Mas muita gente ainda não sabe como reproduzir, em casa, a crocância e a casquinha dourada que recobre algumas receitas de frango frito, e que fazem esse prato ainda mais gostoso.

Por isso reuni dicas e truques para fazer seu franguinho frito em casa, bem crocante e sem erro, igualzinho àquele que se come no restaurante.

Adicione um pouco de refrigerante: a efervescência do refrigerante, como a soda, pode ser uma excelente adição à sua massa de frango frito. O dióxido de carbono presente na mistura vai fritar e deixar o frango super crocante e ainda mais delicioso!

Use buttermilk, ou leitelho: alimentos fermentados e ácidos, como o leitelho ou buttermilk, também podem realçar ainda mais o sabor do frango frito. O toque de acidez complementa perfeitamente o frango suculento e dá sempre resultados surpreendentes. Para fazer em casa, basta misturar um pouco de vinagre branco ou suco de limão a uma xícara de leite. O ácido vai engrossar ligeiramente o leite, que pode ser usado nas mais diversas receitas.

Acrescente bebida alcoólica na massa: este truque pode parecer estranho, mas realmente funciona. Não importa qual bebida alcoólica você escolha adicionar à massa de frango frito, isso potencializará o sabor da receita. Se a escolhida for cerveja, melhor ainda, pois o gás carbônico presente na bebida acrescenta uma efervescência à massa, que ajuda na fritura.

Empane com farinha de rosca: às vezes, o truque mais antigo do livro funciona melhor! Empanar os pedaços de frango em farinha de rosca, ou farinha panko, pode aumentar ainda mais a crocância da fritura. Vale fazer uma mistura de farinha de trigo e de milho também. Só que é importante que os pedaços sejam passados, antes, por uma massa mole, como a de Tempurá, ou no ovo batido. O empanamento nas farinhas vem só no final, antes de fritar os pedaços até ficarem bem crocantes e dourados.

Aposte nas claras de ovo: uma simples camada de clara de ovo batida, também conhecida como egg wash, ajuda os pedaços de frango a ficarem bem crocantinhos. Basta bater algumas claras em neve, pincelar sobre os pedaços de frango temperado, e fritar sem medo no óleo quente até dourar. Fica com cara de frango de restaurante.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários