D

Dicas do Chef

Quitutes juninos

Ainda em clima de Festa Junina, nesta semana trazemos uma receita especial de canjica, uma das sobremesas mais clássicas dos festejos. O acompanhamento clássico é a canela, que também está presente nessa receita, mas ela traz um toque especial: dessa vez, a base da canjica conta com leite de coco, e a finalização fica por conta de tirinhas de casca de laranja caramelizadas, que adicionam notas cítricas ao doce.

Canjica com leite de coco e laranja

INGREDIENTES

Para a canjica

1 e ½ xícara de milho branco para canjica (250 g)

2 litros de água

4 cravos

1 pedaço de canela em pau

2 fitas largas de casca de laranja (sem a parte branca)

¾ de xícara e leite de coco (1 vidro de 200 ml)

2 xícaras de leite (480 ml)

1 e ½ xícara de açúcar (ou a gosto) – (225 g)

Para a laranja

1 colher (sopa) de açúcar (15 g)

4 fitas largas da casca de laranja sem a parte branca, que amarga

1/2 xícara de água (120 ml)

MODO DE PREPARO Coloque o milho em uma tigela com água e deixe repousar, fora da geladeira, por 12 horas. Ao final desse tempo, transfira o milho com a água do molho para a panela de pressão, junte o cravo, a canela em pau, as 2 fitas de casca de laranja e cozinhe por mais ou menos 1 hora, até que o milho esteja bem macio. Adicione o leite de coco, o leite, açúcar, sem a tampa da pressão, cozinhe em fogo baixo por mais 30 minutos, até o leite engrossar bem e cobrir o dorso da colher, se for para guardar a canjica e servir no dia seguinte, ou mantenha no fogo por mais 15 minutos se for servir imediatamente. Enquanto isso, prepare as tirinhas de laranja. Para conseguir tirinhas doces e sem amargor, coloque as 4 fitas de casca e água o bastante para cobrir numa panelinha e aqueça. Espere ferver, descarte a água, complete com água limpa e repita o processo mais 2 vezes. Corte as cascas em tirinhas finas e volte para a panela com ½ xícara (chá) de água e o açúcar, mexa até dissolver, ferva por 5 minutos, escorra e reserve. Na hora de servir, separe algumas tirinhas para a decoração e junte as restantes à canjica. Se preparar na véspera, deixe a canjica na geladeira e aqueça antes de servir. Como ela encorpa muito quando esfria, com certeza será preciso juntar um pouco de água ou de leite para acertar a consistência na hora de aquecer.

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários