D

Dicas do Chef

Quitutes juninos

Seguindo com receitas de pratos típicos de festas juninas, esta semana detalhamos uma receita de pamonha doce. Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização, foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso de qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Pamonha doce

INGREDIENTES:

6 espigas de milho bem amarelas

1/2 xícara de chá de leite (ou água)

1 xícara de chá de açúcar

Sal a gosto

1/2 xícara de chá de coco ralado fresco

2 colheres de sopa de manteiga derretida

Palha do milho para embalar

Barbante, a palha do próprio milho ou elástico culinário para amarrar

MODO DE PREPARO:

Reúna todos os ingredientes; Corte as pontas mais grossas do milho e retire as palhas com cuidado para não rasgar; Transfira as palhas para uma panela com água fervendo e deixe-as cozinharem por cerca de 15 minutos; Descarte a água, seque bem as palhas, individualmente e reserve; Higienize as espigas e retire todo o cabelinho delas; Com cuidado, retire todo o milho das espigas, coloque no liquidificador e bata até ficar bem homogêneo e liso; Adicione o leite e bata até incorporar e ficar consistente; Despeje em um recipiente grande, acrescente o açúcar, o sal, o coco ralado, a manteiga e misture bem até incorporar. Reserve.

Pegue uma palha. Você verá que ela tem o formato parecido com um triângulo. Com a ponta do triângulo para baixo, encontre as duas outras pontas, formando um cone. Dobre a ponta para cima, de modo que ela alcance a boca do copinho formado; delicadamente, despeje um pouco da pamonha no cone de palha. Deixe cerca de dois dedos livres de líquido, para não vazar; pegue outra palha, vire-a ao contrário, com a parte mais larga para baixo, e cubra a pamonha, envolvendo-a por inteiro; pegue mais uma palha, também ao contrário, e envolva-a novamente, mas começando pela lateral oposta. Dobre a ponta maior e amarre o pacotinho formado com um barbante. Repita o processo até acabar as palhas e o líquido; em uma panela grande com água fervente, cozinhe as pamonhas por cerca de 40 minutos; agora é só servir. Bom apetite!

Dicas do Chef

Por: Anderson Thomazzoni

Professor, Chef de Cozinha e Gerente de A&B. Formado em Administração e Gastronomia. Pós Graduado em Enogastronomia com especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior. Contato pelo Celular/WhatsApp: (45) 99915-7819

Comentários